Outubro de Lutas e Esperança
    Autor: Alexandre Senna, sec. de Com. e Imprensa
    29/10/2021

Mês de outubro data de importantes celebrações e acontecimentos para a formação sindical. No ensino formal e nos livros de história muitos de nós certamente fomos ‘ensinados’ sob a perspectiva da narrativa dos dominadores. Daí todo o levante recente em relação aos monumentos erguidos aos ‘heróis nacionais’, colocando em xeque e dando luz a esse debate.

Para nós, não há processo formativo sem que haja leitura crítica da realidade. Nos cursos de formação do SindSaúde-SP partimos sempre da realidade concreta e vamos agregando a ela novos elementos, olhares e estudos que sejam capazes de fazer com que a gente construa coletivamente um conhecimento capaz de incidir e transformar a realidade em que estamos inseridos.

Outubro é um mês desses: repletos de simbolismos. A começar pelo dia 08 em que aconteceu a captura de Che Guevara, médico, trabalhador da saúde, que lutou e morreu na esperança de ver uma América Latina livre e soberana. Essa luta persiste e inspira até hoje gerações de todo o mundo, em especial a nós latino-americanos.

No dia 12, os católicos celebram o dia de Nossa Senhora Aparecida. História envolta de mistérios e relatos retratados das mais diversas formas no complexo que compõe a basílica localizada no Vale do Paraíba. Inegável que esse símbolo faça parte da cultura popular paulista e brasileira. Foi ali que, em 1995, dirigentes sindicais do SindSaúde-SP e de outras entidades filiadas à CUT, presidida na época pelo Vicentinho (hoje deputado Federal pelo PT-SP) chegou em grande marcha peregrina, para celebrar a memória dos 300 anos da morte de Zumbi de Palmares. Tal fato impulsionou na CUT toda a organização e o debate na luta pelo combate ao racismo no movimento sindical.

No dia 12, o comércio também estabeleceu como “Dia das Crianças”, oportunidade em que debatemos o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), aprovado em 1990 ainda sob o efeito das grandes mobilizações sindicais e sociais dos anos 80 que culminou na constituinte de 1988. Três dias depois, 15, o Dia dos Professores e logo à frente no dia 28 o Dia do Funcionalismo Público e aqui, muito pouco temos a comemorar, sobretudo logo após a aprovação do PLC 26, encaminhado e aprovado pela chapa Bolsodória que dá sustentação a esse atual governo.

Mas somos fortes, continuaremos fazendo a resistência e luta. A cada dia, vamos aprimorando nossos instrumentos de formação de modo a renovar nossas esperanças e avançar em novas conquistas. Importante que nós, nos mantenhamos vivos e vivas para construir, testemunhar e escrever essa história, em especial às mulheres, maioria que compõe a base do nosso Sindicato. Outubro Rosa também é o chamariz para a prevenção do câncer de mama e o Sistema Único de Saúde (SUS) é o nosso aliado nesta luta, mesmo tão agredido e desprestigiado pelas elites dominantes e por governos inescrupulosos.