Sindicato unido e forte
desde 1989


    Racismo velado e as razões para ser antirracista
    Autor: Editorial SindSaúde-SP
    19/11/2021

    O Dia da Consciência Negra, celebrado neste sábado (20), é um dia de luta e conscientização, que deve ser abraçado por todos os brasileiros. Quem ainda não entendeu, já passou da hora de entender: não basta não ser racista, é preciso ser antirracista, pois enquanto houver exclusão social e racial, não há democracia de verdade no Brasil e não sairemos do buraco onde nosso histórico escravocrata nos meteu.

     

    Poderíamos elencar milhões de razões, mas vamos nos ater a dez:

     

    1) A população negra é maioria no país, mas continua à margem da sociedade, sendo excluída dos principais espaços de poder.

     

    2) Os homens negros e jovens são os que mais morrem de forma violenta no país.

     

    3) As mulheres negras são as principais vítimas de violência doméstica e feminicídio.

     

    4) A grande maioria das mulheres negras é arrimo de família. Muitas são mães solo, após o abandono do companheiro.

     

    5) A mulher preta é maioria entre os profissionais de saúde, mas não recebe os maiores salários nem ocupa as funções de liderança.

     

    6) Pesquisa do PoderData realizada de 8 a 10 de novembro de 2021 mostrou que 79% dos brasileiros afirma que existe racismo no Brasil, mas só 39% assumem ter preconceito contra pessoas negras.

     

    7) De acordo com a mesma pesquisa, 53% dos brasileiros entrevistados negam ser preconceituosos. Outros 14% dizem não haver preconceito contra negros no Brasil.

     

    8) A população negra foi a que mais morreu na pandemia de Covid-19. No geral, a estimativa de vida dos negros dos bairros periféricos de São Paulo é menor que a dos brancos que vivem nos bairros mais ricos.

     

    9) Relatório “Insegurança Alimentar e Covid-19 no Brasil” mostrou que 59,2% dos negros apresentam algum grau de insegurança alimentar, de leve a grave. Entre brancos, esse percentual é de 51%.

     

    10) Por fim, racismo é crime no Brasil.

     

    Por mais consciência sobre as vidas pretas.

     

    Este é o desejo do SindSaúde-SP.