A ponte entre a base e o Sindicato
    Autor: Editorial SindSaúde-SP
    26/11/2021

O SindSaúde-SP iniciou, na última quinta-feira (25), o projeto piloto de um novo curso de formação de delegados sindicais de base (DSB), com o propósito de dar uma instrução política mais abrangente àqueles que são o elo de ligação entre a base e o Sindicato.

Em um mundo cada vez mais imerso em polarizações políticas e com tantos projetos de desmantelamento do serviço público e de direitos do funcionalismo público em curso, o papel dos DSB’s é de suma importância no sentido de ajudar a fortalecer a representação do Sindicato perante os trabalhadores e trabalhadoras – neste caso, da saúde pública.

Ademais, os DSB’s ajudam a consolidar a imagem do Sindicato como ator político e social e, por isso, importante veículo na construção de mudanças.

Para ilustrar, imaginem vocês, trabalhador e trabalhador da saúde, tendo de negociar diretamente com o governo do estado reajustes salariais, benefícios, compras de equipamentos de proteção individual (EPI’s), como ocorreu no início da pandemia. Inviável, não é mesmo? Por essa razão, a estrutura sindical é necessária como organizadora das demandas do coletivo.

Estrutura abalada

Desde a “deforma” trabalhista aprovada no governo de Michel Temer, o mercado de trabalho tem sido, como um todo, cada vez mais precarizado, porque a lei - cuja promessa de impulsionar e desburocratizar a criação de vagas para o empregador (na verdade, correndo o arcabouço legal de proteção do trabalhador) não foi cumprida – também contribuiu para dizimar a estrutura sindical no país.

Muitos sindicatos não tiveram tempo de se organizar para viverem fora das regras até então vigentes. Temos acompanhado, desde então, o fechamento de muitas entidades representantes de trabalhadores país afora, deixando muitos deles(as) desprotegidos(as).

Graças à sua base solidamente construída ao longo de seus mais de 30 anos de história, o SindSaúde-SP ainda sobrevive das contribuições de seus associados e associadas. Porém, constatamos que é preciso ir além para que estejamos firmes e fortes lá, no futuro.

Fortalecer o futuro

O SindSaúde-SP quer construir uma base cada vez mais politizada e fortalecida. Vimos o que tem acontecido nos últimos anos, em que nossas mobilizações não foram suficientes para impedir que os tratoraços impostos pelo governo atual passassem sobre o funcionalismo público. Foi aprovada uma reforma da previdência e duas reformas administrativas, desmontando direitos e arrochando ainda mais salários, tanto de profissionais da ativa quanto de aposentados e pensionistas.

Por tudo isso, cremos que é preciso politizar a base cada vez mais a respeito da importância de ser mais participativa nas ações e, principalmente, nas decisões políticas a respeito de seus direitos e futuro enquanto massa trabalhadora e cidadã.

Em 2022, teremos eleições decisivas no país e o papel dos DSB's é de sua importância nisso. Os delegados sindicais de base representam e organizam o Sindicato no local de trabalho, mas também orientam os profissionais de saúde a respeito de seus direitos, fazendo com que as gestões nas unidades respeitem esses direitos.

Os DSB’s ajudam a veicular notícias importantes e informações verdadeiras, assim como contribuem para o debate e as reflexões dentro do ambiente de trabalho.

Portanto, se você, trabalhador e trabalhadora da saúde, quer nos ajudar a ser esse instrumento da mudança que queremos para que possa haver futuro igualmente bom para todos, procure o(a) diretor(a) de sua base. Teremos o enorme prazer em ter você conosco nessa luta.