A chance dos trabalhadores(as) da saúde mostrarem sua força
    Autor: Editorial SindSaúde-SP
    18/03/2022

Na próxima quinta-feira, 24 de março, o SindSaúde-SP realizará, a partir das 10h, assembleia geral em frente à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na capital paulista, para pressionar as deputadas e deputados a aceitarem as cinco emendas apresentadas pelo Sindicato, por intermédio do deputado Paulo Fiorilo (PT-SP), ao Projeto de Lei Complementar nº 2/2022, que institui reajuste aos profissionais de saúde.

O texto do projeto está tramitando na Alesp há 15 dias e, por ora, está passando pelo crivo das comissões e deve ir a plenário para votação até o fim deste mês.

O SindSaúde-SP já publicou em seu site e redes sociais muitas informações a respeito do projeto. Estudo feito pela subseção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostra que o impacto do reajuste em alguns casos, principalmente para aqueles que recebem o conhecido abono de chegada, é praticamente zero.

Ao constatar que o PLC não contempla o merecido reajuste que os profissionais de saúde deveriam receber, o SindSaúde-SP elaborou as propostas de emendas (são cinco ao todo). A de nº 129 pede reajuste de 20% do Abono Complementar, para R$ 1.440,00. A de nº 132 inclui aumento de 20% para a Lei Complementar nº 1.080/08, pois o governo do estado fez distinção entre os trabalhadores das áreas técnica e administrativa, concedendo reajuste de 20% para a primeira e 10% para a segunda (para conhecer todas as emendas, clique aqui).

Pelas emendas

Somente com a inclusão das emendas do SindSaúde-SP ao projeto será possível o reajuste efetivo aos profissionais de saúde. Se o projeto do governador João Doria Jr., pré-candidato à Presidência da República e que está lançando mão de um pacote de “bondades” para ver se engrena na campanha eleitoral, as trabalhadoras e trabalhadores não terão o aumento salarial há tanto tempo esperado.

Não podemos nos esquecer de que o último reajuste foi em 2018, de 3,5%. De lá para cá, tem pandemia, inflação nas alturas, reforma da previdência estadual e duas administrativas que enterraram muitos direitos dos profissionais da saúde pública do estado.

Agora, portanto, é um tempo crucial: é hora de se mobilizar!

Participe da assembleia!

Com o arrefecimento da pandemia de Covid-19 e o avanço da vacinação, agora é a hora de nos juntarmos para buscar aquilo que merecemos.

O SindSaúde-SP, mesmo durante a crise sanitária, realizou uma série de atos e manifestações por ocasião das votações de projetos que desmontaram os direitos do trabalhador e da trabalhadora da saúde. Infelizmente, como o governador tem maioria na Alesp, nossa luta não foi suficiente para conseguirmos vencer o aparato político governamental. Mas este é um ano eleitoral, o que joga um ingrediente a mais em nosso caldeirão de lutas. Precisamos mostrar às deputadas e deputados que quem vota contra a trabalhadora e o trabalhador da saúde não se elege!

Portanto, esta é a nossa chance e o Sindicato precisa de você! Participe da nossa mobilização na quinta-feira, 24 de março, às 10h, para pressionarmos as deputadas e deputados que somos trabalhadores unidos e mobilizados.

Junte-se a nós, pois o Sindicato está aqui por você!