Semana intensa de mobilização
    Autor: Editorial SindSaúde-SP
    25/03/2022

A Campanha Salarial 2022 teve início oficial na assembleia geral realizada na quinta-feira, 24 de março. Em auditório lotado de trabalhadoras e trabalhadores públicos da saúde na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), a presidência e a direção do SindSaúde-SP apresentaram a pauta que norteará a campanha.

Antes, porém, vamos rebobinar o filme da semana uns dias. O governo do estado pressionou, e a assembleia aprovou, a toque de caixa, os projetos enviados à Casa pelo governo do estado envolvendo reajuste do funcionalismo público estadual e o salário-mínimo do estado.

O SindSaúde-SP esteve mobilizado o tempo todo para reivindicar que as emendas apresentadas pelo Sindicato ao Projeto de Lei Complementar nº 2/2022, que instituiu reajuste de 20% a profissionais de saúde da área técnica e de 10% para os administrativos, fossem acatadas, o que acabou não acontecendo.

Todos os projetos do governo do estado foram aprovados, e as trabalhadoras e trabalhadores da saúde terão reajuste retroativo a 1º de março. Mas o Sindicato já mostrou em publicações em seu site e redes sociais que algumas categorias não terão, de fato, um reajuste, pois os parâmetros de cálculo salarial usados pelo governo são muito complexos e prejudicam, por exemplo, quem está chegando no serviço público.

As emendas do Sindicato, apresentadas por intermédio do deputado estadual Paulo Fiorilo (PT-SP), previam um reajuste efetivo, sem distinção a trabalhadores da ativa e inativos, além de aumento no vale-alimentação. Infelizmente, não foi possível incluí-las no texto original, apesar de toda a luta da entidade.

Campanha Salarial 2022

Por essa razão, a luta do SindSaúde-SP está só começando neste ano. Muitas das reivindicações dos profissionais da saúde pública do estado não foram contempladas, e o Sindicato conclama à sua base que permaneça mobilizada.

Na assembleia geral de quinta-feira, a entidade apresentou e deliberou com as trabalhadoras e trabalhadores da saúde a pauta protocolada nas 32 secretarias do governo. Muitos de nossos direitos nos foram tirados pelos governos tucanos, enquanto outros estão defasados, daí a importância de se continuar lutando.

Alguns pontos da pauta da campanha são:

- Reajuste de 25,05%: este é o percentual necessário para recompor o poder de compra referente ao período de 1º de março de 2016 a 1º de março de 2022, considerando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (INPC-IBGE).

- Aumento real de 2%: além da reposição da inflação, o SindSaúde-SP reivindica aumento real de 2% para todas as trabalhadoras e trabalhadores vinculados à Secretaria de Estado da Saúde.

- Reajuste do vale refeição: o Sindicato reivindica que seja pago R$ 35,13 de vale refeição.

- Prêmio de Incentivo: a Lei Complementar nº 1.250, de 3 de julho de 2014, alterou artigos da legislação que institui o Prêmio de Incentivo, prevendo o seu cálculo a partir da aplicação de coeficientes sobre a Unidade Básica de Valor (UBV), o que deveria ser fixado por decreto do Secretário de Saúde de São Paulo. Contudo, até o momento não houve a publicação desse decreto.

Enfim, esses são alguns dos pontos da pauta. Para saber mais, clique aqui, e mantenha-se mobilizado ao lado de seu Sindicato.