Etapa Regional do 13º Congresso do SindSaúde-SP foi realizada por trabalhadores(as) da região de Bauru
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    11/11/2022

Trabalhadores e trabalhadoras da região de Bauru realizaram a Etapa Regional do 13° Congresso do SindSaúde-SP: SOMOS AS ESTRELAS DO SUS foi realizada dia 29 de setembro. Confira a galeria de fotos no final do texto.

A diretora da região de Bauru, Mariuze Inês Pereira de Miranda, a adjunta da secretaria de administração e finanças Maria Godoi de Faria, o secretário de comunicação Antonio José Dechechi, que também integra a Comissão Organizadora do 13º Congresso e o assessor de formação Pérsio Plensack, realizaram a abertura do evento. Na ocasião também foi apresentado o vídeo de boas vindas da presidenta do SindSaúde-SP Cleonice Ribeiro.

Balanço

Nos meses de julho e agosto foram realizadas as Etapas Locais da região de Bauru com ampla participação dos(as) trabalhadores(as) das unidades de saúde.

Nessa Etapa Regional os principais temas discutidos foram a política, a democracia e as eleições.

A secretária Maria, contou que ficou contente em realizar essa Etapa Regional na sua região, “estou muito feliz por estar aqui junto dos meus companheiros e companheiras de tantos anos e muita gente nova que chegou agora e está aqui no movimento, são delegados e delegadas sindicais de base nos municípios e unidades que compõe a nossa região e que nos ajudaram muito na construção das propostas que nós vamos debater na Etapa Estadual em novembro. Perpassamos por todos assuntos que são pertinentes ao serviço público de saúde, a organização dos trabalhadores no local de trabalho na região e mesmo na direção estadual. Perpassamos também a questão da mesa de negociação, que para nós é extremamente importante, e isso demanda as mesas estaduais de negociação, as mesas locais, a nossa pauta que é a pauta de valorização e de reconhecimento dos trabalhadores do SUS, na questão salarial, de qualificação e no plano de carreira”.

“Debatemos uma questão que é fundamental para nós que são as Comissões Sindicais Regionais, porque isso significa a gente ter uma relação muito mais próxima aqui na região e com todos os trabalhadores. Assim, a gente pode unificar a nossa ação, luta, reivindicação, propostas, dirimir os nossos conflitos e ter uma ação maior dentro das prefeituras e através das câmaras municipais, indo para o conselho estadual e para a assembleia legislativa. A gente, aqui na região, pode de fato ter uma ação mais contundente para melhorar a qualidade de vida da população e isso tem desdobramento na esfera estadual através da secretaria estadual de saúde e do governo do estado de São Paulo. Então, da minha região falo com muito orgulho, a região de Bauru, Jaú e Botucatu deu a sua contribuição para a nossa Etapa Estadual, assim saio muito satisfeita e muito orgulhosa de fazer parte dessa região, de estar aqui hoje com todos os meus companheiros e minhas companheiras”, concluiu.

Mariuze, diretora da região, falou sobre a importância da atividade e da participação dos(as) trabalhadores(as), “foi muito importante essa Etapa Regional da região de Bauru, pois a gente também reuniu os trabalhadores de Jaú e Botucatu. Foi bem gratificante o comparecimento dos que vieram. Porque os que vieram tiveram todas as perguntas discutidas e respondidas. Eu achei que foi muito importante, mesmo com as faltas dos companheiros que não vieram. Nós falamos em democracia, política e todos os pontos que estão pegando aí na mídia e naquilo que a gente estava propondo discutir chegamos num consenso. É importante a gente e unir, se unificar e formar os grupos para discutir.”

Pautas

Os(as) participantes se dividiram em grupos e realizaram uma análise de conjuntura durante a manhã, que teve como principais temas: o piso da enfermagem, a democracia, as eleições e a política.

Em relação ao que está em jogo, eles apontaram a paz, o amor, o futuro das gerações do nosso país, a economia, o meio ambiente, a democracia, a liberdade de expressão, a questão sanitária, o SUS, a qualidade de vida da população e a precarização do trabalho.

Sobre como isso os afetam, eles falaram sobre a saúde, a educação, o emprego, a alimentação, a moradia, o futuro, a vida dos trabalhadores, a saúde mental, o bem-estar e a auto-estima.

Na sequência, foi apresentado, pelo assessor Pérsio, um mapa com os principais equipamentos e Organizações Sociais da Saúde (OSS) da região Sudeste. Depois, os(as) participantes debateram sobre os desafios apresentados, tais como a capacitação dos delegados sindicais de base, o combate ao assédio moral e o resgate da identidade da classe trabalhadora.

No período da tarde, a discussão foi sobre uma das mudanças propostas pelo SindSaúde-SP para ampliar e melhorar a organização sindical.

O delegado Elcio Neves do Nascimento, técnico de enfermagem, que trabalha no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, contou como foi essa Etapa Regional, “estou pela primeira vez participando do Congresso aqui em Bauru. Reconheço que tive um grande aprendizado e o Congresso vai contribuir muito para o desenvolvimento em geral da classe aonde a gente vai debater, discutir, demandar benefícios para a nossa categoria”.

Próximos passos

Na ocasião, também foram eleitos(as) os(as) delegados(as) e suplentes para a Etapa Estadual, que será realizada entre os dias 17 e 20 de novembro, na cidade de São Pedro, interior de São Paulo.

Para saber mais sobre essa e as próximas Etapas Regionais, acompanhe nosso site e redes sociais.

Lembre-se, quando postar suas fotos das atividades, use as tags:

#13CongressoDoSindSaúdeSP

#SomosAsEstrelasDoSUS