Carta da Direção do SindSaúde-SP sobre as Etapas Virtuais Temáticas do 13º Congresso
    Autor: Direção do SindSaúde-SP
    03/10/2022

Esse é mais um importante passo que damos na trajetória de construção do 13º Congresso do Sindsaúde-SP: SOMOS AS ESTRELAS DO SUS. As Etapas Temáticas Virtuais se somam ao nosso desafio de articular a organização territorial vivenciada nas etapas locais e regionais ao ambiente virtual propiciando maior amplitude de público e a inclusão de temas extremamente relevantes para reflexão e debate.

Já algum tempo, o Sindsaúde-SP e o conjunto do movimento sindical vêm debatendo e buscando formas de aperfeiçoamento na utilização das tecnologias digitais da informação. Ainda que enfrentando certa desconfiança e resistência por parte da nossa categoria, fomos aos poucos entrando neste universo e desenvolvendo nossas estratégias e identidades no manejo desses instrumentos de comunicação para além do bom e necessário e informativo impresso.

O enfrentamento da pandemia da Covid-19, que no campo da saúde pública, se deparou com diversas dificuldades impetradas pelo descaso de governos nas medidas protetivas, no uso político-marqueteiro dessa grave situação acompanhado de profundo descaso com a proteção dos profissionais da saúde, levou à morte grande parte da população e muitos de nossos(as) colegas. No entanto, ao mesmo tempo, a sociedade acelerou para a utilização das tecnologias de comunicação.

Muitos de nós descobrimos funções e recursos que antes desconhecíamos em nossos smartphones (celulares). Chamadas de vídeo, envios e recebimentos de arquivos passaram a fazer parte das nossas vidas. Evidentemente, que neste bojo também sofremos uma avalanche de lives, infinitas e exaustivas reuniões virtuais onde passamos a refletir, também, sobre o tempo do trabalho e a (in)segurança digital.

Neste contexto, o Sindsaúde-SP também se desafiou a manter e expandir as conexões com a categoria tentando, inclusive, realizar este 13º Congresso, em 2020/2021 de forma remota através da Plataforma Zoom, tão conhecida e experimentada por grande parte da população.

Mas daí nos deparamos com as velhas dificuldades que ainda persistem, o sucateamento dos equipamentos públicos, refletidos na dificuldade, não somente no manejo, mas na falta de uma boa conexão com a internet, muitas vezes instáveis, restritas e proibidas à utilização de trabalhadores e trabalhadoras em seus locais de trabalho.

Com os baixos salários, também nos deparamos com situação semelhante nas casas e nas comunidades em que trabalhadores e trabalhadoras da saúde vivem. Tudo isso em meio à pandemia, onde nosso trabalho, sempre essencial, ganha luz e notoriedade. O foco na urgência daquele momento em salvar vidas foi a prioridade.

Ainda assim, conseguimos nos apropriar da utilização dessas ferramentas e hoje, nos desafiamos a incorporá-la pela primeira vez, em nosso processo congressual na criação da Etapa Temática Virtual. Para um sindicato, como o nosso, acostumado a transformar dificuldades em desafios, estamos nos desafiando a fazer deste momento uma rica oportunidade de reflexão e debate sobre temas importantes para nossa organização. Juntos somos cada vez mais fortes!

Diretoria do SindSaúde-SP