SindSaúde realiza assembleia com trabalhadores da Fundação Pró-Sangue
    Autor: Assessoria de Imprensa - SindSaúde-SP
    26/04/2018

Na manhã desta quarta-feira (26), trabalhadores (as) da Fundação Pró-Sangue realizaram uma assembleia na Praça da Esperança. A atividade organizada pelo SindSaúde-SP, sindicato que representa os trabalhadores (as) da unidade, tinha como objetivo defender os benefícios já adquiridos pelos trabalhadores (as), além de cobrar o reajuste salarial.

Diferente do funcionalismo público estadual, os trabalhadores (as) da Pró-Sangue não receberam os 3,5% de reajuste salarial do governo estadual. A Fundação também alega dificuldade financeira e quer retirar ou cobrar o convênio médico dos trabalhadores (as). Entretanto o convênio é um direito do trabalhador (a), já que o benefício constava no edital do concurso público em que foram aprovados.

Sob slogan de “nenhum direito a menos” e com uma faixa preta amarrada no braço, os trabalhadores (as) protestam e cobram da administração da Fundação uma reunião com o sindicato. O SindSaúde-SP chegou a agendar um encontro com a direção da Pró-Sangue, que desmarcou a reunião e até o momento não apresentou uma nova data.

Apesar do discurso da Fundação que falta de recurso financeiro, um estudo realizado pela Subseção SindSaúde-SP do Dieese, apontou que nos últimos anos houve sobra no orçamento que foram devolvidos pela Pró-Sangue para o Estado. Isso mostra que a Fundação está economizando às custas dos trabalhadores (as).

Ao fim da assembleia os trabalhadores (as) aprovaram que não irão coparticipar do pagamento do convênio médico, já que o edital do concurso garantia o benefício gratuito. Também deliberam pelo pedido do pagamento do Prêmio de Incentivo a todos os trabalhadores (as), além da negociação do reajuste salarial.

A mobilização na Fundação continuará nas próximas semanas, trabalhadores irão trabalhar com adesivos de peito em protesto a retirada de direitos.