Sindicato unido e forte
desde 1989


    Segundo tsunami da educação toma as ruas do Brasil. Confira o balanço da manhã
    Autor: CUT
    30/05/2019

    Crédito Imagem: SindSaúde-SP

    Mobilização alcança todos os estados do país com ampla adesão da sociedade

    Nesta quinta-feira (30), dia nacional de mobilização contra a reforma da Previdência e cortes de verbas na educação propostos pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL), milhares de brasileiros ocupam as ruas de cidades de todo o país em mais um tsunami em defesa do ensino público e da aposentadoria, rumo à greve geral do dia 14 de junho.

    A mobilização conta com a participação de profissionais da educação, estudantes e trabalhadores de diferentes categorias e outros setores da sociedade.

    Convocada pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), os protestos contam com apoio da CUT e de entidades filiadas à Central, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam) e a Federação Única dos Petroleiros (FUP).

    Confira o balanço da manhã.

    ACRE

    Em Rio Branco (AC), estudantes de diferentes áreas, professores, sindicatos e movimentos sociais e sindical participaram de ato na Praça da Revolução. Nas ruas, os cartazes também chamam para a greve geral de 14 de junho. 

    ALAGOAS

    Estudante, professores e apoiadores da educação estão unidos pela educação e contra os cortes do governo Bolsonaro na Universidade Federal de Alagoas, Campus do Sertão. Em Penedo (AL) também houve protesto contra os cortes da educação.

    AMAPÁ

    Professores, estudantes e apoiadores protestaram em Macapá, no campus Marco Zero, em frente à portaria da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

    BAHIA

    Em Salvador, na Praça Campo Grande, manifestantes realizaram um ato em defesa da educação.

    Em Camaçari (BA), professores e estudantes se concentraram na Praça Montenegro, no centro da cidade. Na BR-101, em Teixeira de Freitas, sul da Bahia, manifestantes também bloquearam a rodovia.

    Em Serrinha (BA) teve aula na Praça Morena Bela em defesa da educação pública e de qualidade. Outra aula sobre Previdência Social também ocorreu no Coreto da Praça Central de Cruz das Almas (BA).

    Em Feira de Santana (BA) teve caminhada na Avenida Getúlio Vargas reunindo centenas de pessoas.

    Na cidade de Planalto (BA), os estudantes foram às ruas com cartazes com frases como "Reescrever o mundo com um lápis e não com armas" e "Sou da balbúrdia, defendo a educação".

    Em Guanambi (BA), todas as escolas do município e o Instituto Federal estão paralisados com estudantes e professores nas ruas.

    Manifestações também foram realizadas em Vitória da Conquista (BA).

    Debaixo de chuva, em Santo Antônio de Jesus (BA), estudantes ocuparam as ruas em defesa do direito à educação pública.

    A 400 km da capital baiana, na cidade de Maracás (BA), estudantes e trabalhadores também protestaram. No município, professores de escolas públicas não deram aula e os alunos foram às ruas para se manifestar.

    CEARÁ

    Na cidade de Limoeiro do Norte (CE), alunos e professores fizeram caminhada e pararam a reunião legislativa da Câmara Municipal durante o protesto. Também houve manifestação em Iguatu (CE).

    DISTRITO FEDERAL

    Mobilização começou pela manhã na Praça do Museu Nacional da República, em Brasília. Depois os manifestantes fizeram uma passeata pelas ruas. 

    Manifestação em Brasília reúne milhares de pessoas - Foto: Divulgação/PT

    GOIÁS

    Em Ceres (GO), os manifestantes estão mobilizados pela educação. Na faixa de protesto, eles carregam os seguintes dizeres: "Defendemos as universidades e institutos federais contra o corte de verbas.". Protestos também foram realizados em Catalão, Posse e Cavalcante (GO).
    Estudantes mobilizados em Ceres - Foto: Divulgação

    MARANHÃO

    Em São Luís (MA), estudantes e professores promoveram aula nas ruas. Na parte da tarde, eles realizarão um ato na capital.
    Estudantes da Universidade Estadual do Maranhão preparam cartazes para o ato pela educação - Foto: Divulgação/Bdf

    MATO GROSSO

    Em Rondonópolis (MT) e Tangará da Serra (MT), estudantes, professores e trabalhadores se reuniram desde cedo para protestar em defesa da educação.
    Estudantes levam seu protesto em cartazes para o ato em Rondonópolis - Foto: Mídia Ninja


    Tangará da Serra tem protesto de estudantes e apoiadores da luta em defesa da educação - Foto: Bem Notícias

    MATO GROSSO DO SUL

    Indígenas dos povos Terena e Guarani Kaiowá fecharam a BR 262 no município de Aquidauana-MS em defesa da educação.
    Povos indígenas de MS na luta em defesa da educação - Foto: UNE



    MINAS GERAIS

    Em Visconde do Rio Branco (MG) teve passeata dos estudantes e trabalhadores pela rua da cidade em defesa da educação. Estudantes de Viçosa (MG) também se somaram aos protestos deste dia em defesa da educação pública.
    Estudantes de Viçosa (MG) também participam do ato em defesa da educação - Foto:

    PARÁ

    As aulas em Belém estão suspensas na Universidade Federal do Pará, na Universidade Federal Rural da Amazônia e no Instituto Federal do Pará.

    Estudantes, trabalhadores também ocuparam as ruas de Marabá (PA) em defesa da educação e pelo direito de se aposentar.
    Docentes em defesa da educação em Marabá (PA) - Foto: Reprodução

    PARAÍBA

    Em João Pessoa e Sousa ocorreram atos organizados por estudantes e professores. Houve uma panfletagem e passeata na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus de João Pessoa, e diálogo com a população no Calçadão localizado no centro da cidade de Souza.

    Na cidade de Patos, na Paraíba, estudantes e a população deram um recado contra os cortes de verbas nas universidades e Institutos Federais de Educação, a reforma da Previdência e rumo à greve geral.
    Manifestantes agitam a cidade de Patos, na Paraíba - Fotos: Brasil de Fato/Zé Gonçaves

    PARANÁ

    Em Curitiba, estudantes e professores se reúnem no Campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. No prédio da universidade, eles estenderam uma faixa “Em defesa da universidade pública”. Alunos, professores e funcionários da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Cascavel, participam das mobilizações em defesa da educação. Eles se reuniram deste às 7h na universidade para protestar e convocam também para a greve em 14 de junho. Ato em defesa da educação também ocorreu na cidade de Maringá.
    Protesto em defesa da educação na cidade de Maringá - Foto: UNE

    PERNAMBUCO

    Em Recife, os trabalhadores realizaram nesta manhã um ato público em prol da Educação, em frente a Refinaria Abreu e Lima, no Porto de Suape. A categoria deliberou em Assembleia Geral, a aprovação da Greve Geral do próximo dia 14 de junho

    Na cidade de Araripina (PE), o movimento estudantil foi às ruas em defesa da educação. Da mesma forma, os manifestantes ocuparam as ruas de Caruaru (PE) nesta manhã com bandeiras e cartazes. Manifestações também foram realizadas em São José do Egito (PE). Em Garanhuns (PE), os manifestantes fizeram uma aula pública.
    Em Caruaru (PE) a aula é na rua. Ato lotado! #30MPelaEducação #BrasilPelaEducação - Foto: Divulgação

    PIAUÍ

    Em Teresina, os manifestantes se reuniram na Praça da Liberdade, no centro de capital piauiense e, depois, fizeram caminhada pela Avenida Frei Serafim em defesa da educação rumo à greve geral do dia 14 de junho. Também houve protesto em Picos (PI).
    Manifestação na Praça da Liberdade em Teresina - Foto: Reprodução

    RIO DE JANEIRO

    Em Campos, no Rio de Janeiro, os protestos começaram com o bloqueio da entrada principal da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Em Petrópolis, os estudantes fizeram o esquenta com confecção de cartazes para os protestos durante a tarde. Outros atos estão previstos na capital, às 16h, na Candelária; em Volta Redonda, às 17h, na Praça Juarez Antunes; e em Petrópolis, às 17h, na Praça Dom Pedro.
    Produção de cartazes em Petrópolis (RJ) - Foto: Thiago Flores/MídiaNinja

    RIO GRANDE DO NORTE

    Estudantes e professores foram às ruas na cidade de Pau dos Ferros (RN) com cartazes dizendo “Não ao desmonte da educação”.
    Estudantes exigem que educação seja prioridade no Brasil - Foto: Divulgação

    RONDÔNIA

    Em Porto Velho, estudantes trancam os portões da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
    Protesto reúne estudantes e professores - Foto: Nara Reis/Brasil de Fato

    SANTA CATARINA

    Em Florianópolis, capital do estado, estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina fazem Assembleia Unificada.
    Auditório da Universidade Federal de Santa Catarina lotado - Foto: Pricila Baade

    SÃO PAULO

    Em Presidente Prudente, trabalhadores e estudantes se reuniram na Praça 9 de Julho, no centro de Presidente Prudente (SP). Este foi o segundo grande Ato Nacional da Educação e Contra a Reforma da Previdência realizado neste ano. Em Jundiaí, interior de São Paulo, manifestantes também realizaram ato.

    Em São Carlos (SP), estudantes e trabalhadores protestaram no centro da cidade, para o segundo Ato Nacional da Educação e Contra a Reforma da Previdência.

    Em Taubaté, a luta começou cedo e com unidade. Os sindicatos da região do Vale do Paraíba se reuniram para assembleia na portaria da fábrica LG em defesa da educação e contra a reforma da Previdência.

    Em Santos, os trabalhadores petroleiros realizaram ato em defesa da educação e contra a privatização e a Reforma da Previdência. Em Itaquaquecetuba, os manifestantes realizaram aula pública contra os cortes na educação e contra a reforma da Previdência.
    Em São Carlos, estudantes da Universidade Federal tiveram apoio da população nesta manhã - Foto: Fabio Maurício/CC

    SERGIPE

    Em Simão Dias (SE), os estudantes secundaristas protestaram nas ruas da cidade.
    Estudante nas ruas de Simão Dias (SE) - Foto: UedsonLima/MídiaNinja

    TOCANTIS

    Em Palmas (TO), estudantes e professores realizam uma aula sobre a Reforma da Previdência Social para estudantes no Instituto Federal do Tocantins (IFTO).










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não