SindSaúde-SP se reúne com trabalhadoras(es) da UBS Vila Zatt para debater a terceirização das unidades
    Autor: por Redação SindSaúde-SP
    06/08/2019

O SindSaúde-SP participou de reunião com trabalhadoras e trabalhadores da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Zatt, localizada na região oeste da capital paulista, na última sexta-feira (2), para tratar sobre a terceirização e a precarização das UBSs. Além do diretor regional do SindSaúde-SP, Silas Lauriano Neto, esteve presente na reunião Lucianne Tahan, do Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo (Sindsep).

Os trabalhadores da unidade estão organizados para lutar contra a terceirização, como já aconteceram em outras UBSs. E na próxima terça-feira (13), os trabalhadores farão panfletagem para dialogar com a população e explicar como as mudanças impostas pela prefeitura podem afetar aos usuários.

Entenda o caso
    A Prefeitura de São Paulo está entregando as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para que sejam administradas por Organizações Sociais da Saúde (OSS’s), sem que houvesse diálogo com trabalhadoras, trabalhadores e população, o que gera incertezas de como será o processo de transição e que fere a legislação do controle social do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nas unidades, além dos trabalhadores concursados pelo município, também há trabalhadores municipalizados, que são aqueles concursados pelo Estado de São Paulo, mas que trabalham em unidades municipais.

O SindSaúde-SP é contra a terceirização da gestão e defende um SUS 100% público, abertura de concursos públicos para novas contratações e valorização do vínculo entre trabalhadores da saúde e usuários das unidades.