Ato contra a terceirização da UBS Vila Mangalot na próxima quarta, 23
    Autor: por Redação SindSaúde-SP
    18/10/2019

Participe da atividade em defesa da UBS Vila Mangalot, na próxima quarta-feira (23). A concentração será em frente à unidade, às 9h

Dando continuidade ao seu projeto de terceirização e sucateamento da Atenção Básica e do Sistema Único de Saúde (SUS), o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, vem entregando diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) à iniciativa privada de forma sorrateira e desleal, sem  dialogar com os trabalhadores e com a sociedade civil organizada, representada no controle social do SUS, desrespeitando a política de gestão participativa do SUS e instituída em lei.

Tendo em vista tal prática antidemocrática, os trabalhadores, usuários e o conselho gestor da unidade decidiram de forma unânime se antecipar ao governo e resistir ao desmonte da UBS Mangalot.

Na UBS Mangalot os serviços prestados são de ótima qualidade e atendem todas as necessidades da população, sendo inclusive considerado pela grande maioria uma das mais completas e eficientes unidades básicas da região. Nessa unidade são oferecidos serviços e especialidades como: clínico geral, distribuição de medicamentos, acupuntura, pediatra, ginecologia/pré-natal/planejamento familiar, psicólogo, auriculoterapia, grupo de terceira idade, grupos educativos, enfermagem, programa de saúde escolar, Teste PPD (tuberculino), teste rápido de HIV, sífilis, dengue, notificação de doenças compulsórias, visita domiciliar de acamados.

Certamente há o déficit de alguns trabalhadores e profissionais que complementariam a equipe multiprofissional necessária para o perfeito funcionamento do serviço. Contudo, não é este fato que justifica a terceirização da nossa unidade.

Para isso, convocamos todos os usuários do serviço, trabalhadores(as) moradores da região para juntos resistimos e garantimos a efetiva permanência do serviço público de saúde oferecido pela UBS Mangalot como é hoje. A atividade está sendo realizada em parceria do SindSaúde-SP com o Sindsep, o Conselho gestor da unidade e usuários dos serviços da região.

Chame seus vizinhos, os moradores de sua rua, de seu bairro e todas e todos usuários dos serviços da UBS Mangalot para se somarem a nós em um ato na próxima quarta-feira (23). A concentração será às 9h, em frente à unidade localizada na R. Portão Preto, 220, Vila Mangalot, São Paulo - SP.

Juntos somos fortes!!!