Trabalhadoras e trabalhadores protestam contra privatização das UBSs na capital paulista
    Autor: por Redação SindSaúde-SP
    07/11/2019

Crédito Imagem: Cecília Figueiredo/Sindsep

Contra as terceirizações das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade de São Paulo, trabalhadoras e trabalhadores estaduais municipalizados e os municipais da capital paulista fizeram uma manifestação em frente a Secretaria Municipal de Saúde, na última quarta-feira (6).

O protesto foi mais uma ação contra projeto de terceirização e sucateamento da Atenção Básica e do Sistema Único de Saúde (SUS). O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, vem entregando diversas UBSs à iniciativa privada de forma sorrateira e desleal, sem dialogar com os trabalhadores e com a sociedade civil organizada, representada no controle social do SUS, desrespeitando a política de gestão participativa do SUS e instituída em lei.

Durante o ato, Silas Lauriano Neto, diretor da região Oeste III pelo SindSaúde-SP, falou sobre a privatização das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade de São Paulo para Organizações Sociais e como essa política do governo prejudica trabalhadoras, trabalhadores e usuários.

Além disso, Silas tratou sobre o desmonte da Saúde, que acontece diariamente, tanto no âmbito municipal quanto estadual e federal. Um dos exemplos citados por ele é o caso da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen). "Hoje, enfrentamos surtos de dengue, chikungunya e febre amarela e o Governo do Estado está propondo extinguir o serviço, o que vai refletir nos municípios que terão de assumir essa função" e completou: "Como disse o Sérgio [Antiqueira], [presidente] do Sindsep, ou a gente se une na luta ou não vence."

Também participaram pelo SindSaúde-SP, Valéria Fernandes, diretora da região Leste II e José Carlos Salvador, diretor da região Oeste I. A atividade foi organizada pela Frente Única em Defesa da Saúde Pública, da qual entidades como o Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo (SindSaúde-SP) e o Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo (Sindsep) e diversos movimentos sociais fazem parte.

Após o protesto, os manifestantes seguiram em direção ao Viaduto do Chá para encerrar a atividade em frente à sede da Prefeitura.