Sindicato unido e forte
desde 1989


    Bolsonaro e Guedes atiram no DPVAT porque querem é matar o SUS
    Autor: Brasil de Fato
    13/11/2019

    Crédito Imagem: Brasil de Fato

    Medida provisória extingue o seguro obrigatório DPVAT e o DPEM a partir de 2020 
    Os gastos continuarão, mas a arrecadação já não mais haverá

    45% do todo que é arrecadado pelo DPVAT vai para o SUS, justamente por que é o SUS que atende acidentados. São R$ 2,1 Bilhões por ano para o SUS, em média.

    E para justificar o fim do DPVAT, o governo diz que quem se acidenta esta amparado pelo SUS. Ou seja, os gastos continuarão, mas a arrecadação já não mais haverá. Aliás, para quem tem um carro que vale milhares de reais, o que são os R$ 17,00 pagos por ano para um seguro que serve para diminuir os gastos e a dor de quem é acidentado e até assassinado no trânsito?

    De acordo com a Seguradora Líder, gestora do DPVAT, no primeiro semestre de 2019 foram pagas:

    18.841 indenizações por morte;

    103.068 indenizações por invalidez permanente;

    33.123 indenizações para despesas médicas.

    Mais custos para o SUS, que já teve suas verbas reduzidas de forma estrondosa. E pior, Guedes quer desvincular a Saúde e a Educação do orçamento da União, acabando com a obrigação dos governos investirem nessas áreas. Bolsonaro é uma marionete do pau mandado do capital financeiro internacional, que quer privatizar também a Saúde no Brasil.

    Ou seja, o povo pobre, incluindo aí os que ganham até três salários mínimos e se acham classe média, vai ficar também sem saúde. Não terão dinheiro para pagar, já que não têm nem para pagar a Previdência, que agora será complementar e privada.

    Aposentadoria, daqui a pouco, será só de um salário mínimo, e saúde pública pelo jeito não haverá mais nenhuma. Mas o dinheiro continua aí, só que nas mãos dos banqueiros e dos grandes capitalistas, que vivem sim da exploração do trabalho de milhões de pessoas.

    Ou tu já viste um capitalista ou um banqueiro botando a mão na massa? Aliás, tu conheces algum mesmo? Por que a maioria deles já nem mora no Brasil. Com um governo destes, a fazer leis que transferem cada vez mais dinheiro para os ricos e tiram cada vez mais direitos dos pobres, esta turma mora por exemplo, na Flórida, nos Estados Unidos. Aliás, Bolsonaro e Guedes vão premiar essa gente, que vai morar na matriz do capitalismo, com prêmios pagos pelo Banco do Brasil.

    Acorda Brasil!
     









Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não