SindSaúde-SP e Afiamspe cobram melhorias para trabalhadoras e trabalhadores do Imaspe
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    07/05/2020

O SindSaúde-SP e a Afiamspe dialogaram com Superintendência do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe) e a diretoria do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), na última terça-feira (6), quando foi tratado sobre o bônus; testes para os profissionais; contrato emergencial; adequação do adicional de insalubridade dos profissionais que estão atuando nas áreas destinadas ao COVID-19; emenda impositiva de autoria da deputada Bebel, no valor de R$ 100 mil, destinado para o custeio do Iamspe e do HSPE.

Durante a reunião, o superintendente Wilson Pollara, informou que em relação ao bônus já está na Secretaria da Fazenda e que já faz parte do Orçamento previsto para este ano. Segundo ele, há previsão de que o pagamento seja efetuado no mês de julho, mas ficou de informar os índices.

Os profissionais das áreas de Covid-19 terão o adicional de insalubridade readequado, e o valor corrigido será pago na folha de pagamento, retroativo ao mês de março.

Quando questionado sobre os testes de Covid-19 para os trabalhadores e trabalhadoras, Pollara disse que está providenciando os testes rápidos. Solicitamos, caso seja possível, que seja utilizada a Emenda Impositiva da deputada Bebel para aquisição.

A diretora do HSPE, Kátia Antunes, colocou também a realização do exame RT-PCR para detecção do Covid-19, aos profissionais sintomáticos. O fluxo e o agendamento para coleta do exame estão sendo programados pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), com aval da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e da coordenação do comitê da pandemia. O início dos testes está previsto para a próxima semana.

Também foi informado que haverá contratação emergencial de 600 profissionais de enfermagem, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Contudo, por uma empresa terceirizada e não direto pelo Iamspe. Esses profissionais serão treinados pela equipe de Educação Continuada e supervisionados pela Diretoria de Enfermagem do HSPE.

Estiveram presentes na reunião a secretária de Assuntos Jurídicos do SindSaúde-SP Regina Bueno; a presidenta da Afiamspe, Ana Cristina Manente; a diretora do DA, Carla Freitas; o chefe de gabinete, Fabiano Marques de Paula; o diretor do Decam, Antônio Jayme Paiva Ribeiro; o engenheiro de infraestrutura, Bruno Brochetti.

Informações da Afiamspe