Trabalhadores do HGG farão protesto contra desmonte do serviço nesta quarta-feira (17)
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    16/06/2020

Trabalhadoras e trabalhadores do Hospital Geral de Guaianases (HGG) farão protesto em frente à unidade nesta quarta-feira (17), a partir das 10h, contra o desmonte do hospital que passou a atender apenas os casos de Covid-19. O movimento tem apoio da comunidade local, que está sem um serviço de referência para atender às emergências.

Os trabalhadores são a favor da ampliação do número de leitos para atender aos pacientes com Covid-19, mas reforçam que isso não pode acontecer comprometendo o atendimento aos casos de infarto, AVC, diabetes descontrolada ou até mesmo um acidente doméstico mais grave. Segundo os trabalhadores, a unidade possui 129 leitos e, até a última sexta-feira (12), apenas 37 deles estavam ocupados.

Além da mudança no atendimento, os trabalhadores do HGG serão transferidos para outras unidades e alterando toda a rotina que construíram em mais de duas décadas de atuação no hospital. O Governo do Estado de São Paulo entregou a gestão para a organização social (OS) Santa Marcelina e alega que o contrato é temporário, contudo, o SindSaúde-SP questiona tal afirmação devido às mudanças que estão sendo realizadas, como a transferência dos trabalhadores, e o descarte e troca de mobiliário e até mesmo de equipamentos de alto custo.

Falta de assistência
    A zona leste da capital possui apenas dois grandes serviços, o Guaianases e o São Mateus, que ficam a mais de 13 quilômetros de distância um do outro, esse percurso pode levar mais de uma hora se feito de transporte público, mais um motivo que preocupa os trabalhadores e moradores, pois esse tempo de deslocamento pode diminuir as chances de salvar uma vida.

Não podemos perdemos o único hospital da região! Precisamos combater a Covid-19 sem acabar com os serviços de saúde!