Profissionais da UBS Vila Zatt estão trabalhando em condições insalubres
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    29/07/2020

Barulhos, cheiro forte de tinta, muita poeira e desconforto para os usuários e profissionais da saúde. Esse foi o cenário encontrado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Zatt, localizada em Piritiba, bairro da região noroeste da capital paulista, em vistoria realizada pelo SindSaúde-SP no dia 16 de julho, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo (Sindsep) e com representante do segmento usuário do Conselho Municipal de Saúde.

Diante de diversas denúncias dos trabalhadores, o diretor da região Oeste III, Silas Lauriano, constatou que o local está em condições insalubres e que não há como manter os protocolos adequados diante da Pandemia de Covid-19. As vacinas estão sendo realizadas na recepção da UBS, falta água na unidade e os trabalhadores não tem condições sequer de comer no local devido à poeira. Os profissionais relata que já houve outras reformas na unidade, mas que foram feitas com melhor planejamento e não passaram por tantos transtornos como dessa vez.

Os trabalhadores chegaram a relatar que as lâmpadas estavam trepidando devido às marteladas da obra e uma delas chegou a cair e por pouco não acertou uma das trabalhadoras que estava trabalhando no andar de baixo. “As trabalhadoras e os trabalhadores da saúde já estão enfrentando a linha de frente no combate à Covid-19, trabalhando sob pressão, sobrecarregados e com medo da doença e para piorar a situação o governo municipal de Bruno Covas faz uma obra sem que haja um planejamento adequado”, avalia o Lauriano.

O SindSaúde-SP irá protocolar um documento com relato da vistoria no Conselho Municipal de Saúde para denunciar a situação de risco enfrentada por trabalhadores e usuários.