Sindicato unido e forte
desde 1989


    Dória estende quarentena em SP até 16 de dezembro
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    17/11/2020

    Crédito Imagem: SindSaúde-SP

    O governador João Doria Jr. bem que tentou negar, mas o aumento no número de internações por Covid-19 nas últimas semanas obrigou-o a rever a forma como vinha lidando com reabertura econômica no estado. Nesta terça-feira (17), foi publicado no “Diário Oficial” o Decreto nº 65.295, de 16/11/2020, que estende a quarentena até 16 de dezembro.

     

    Na prática, isso significa que a maior parte das cidades do estado continuará na Fase Amarela do Plano São Paulo, que é o funcionamento com restrições de shoppings centers, comércio de rua e alguns serviços que hoje podem funcionar de forma limitada, como restaurantes e bares.

     

    O governador avaliava elevar algumas cidades para a Fase Verde, que libera o funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais e de serviços, incluindo academias e praças de alimentação dos shoppings, desde que com capacidade limitada a 60% e adoção dos protocolos específicos. 

     

    Essa atualização deveria ter ocorrido na segunda-feira (16), mas a revisão foi adiada para 30 de novembro, ou seja, um dia depois do segundo turno das eleições municipais, devido à pane que ocorreu no sistema de registro de dados da Covid-19 do Ministério da Saúde.

     

    Aumento da Covid-19

     

    Em entrevista ontem, o secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, admitiu pela primeira vez publicamente o que a imprensa já vinha divulgando nos últimos dias. Depois do feriado de 2 de novembro, houve aumento de 18% no número de internados por Covid-19, tanto na rede pública quanto na privada, na semana epidemiológica de 8 a 14 de novembro.

     

    Na segunda-feira (16), o estado contabilizava 40.576 óbitos e 1.169.377 casos da doença.

     

    Artigo

     

    Em artigo publicado no site do SindSaúde-SP, Joana Cabete Biava, técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), avalia que o número de casos cresceu exponencialmente no estado de São Paulo a partir da abertura econômica iniciada em junho.

     

    Para conferir o artigo, clique aqui.










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não