Há um ano, Brasil registrava primeiro caso de Covid-19
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    25/02/2021

No dia em que se completa um ano desde que o primeiro caso de Covid-19 foi registrado no Brasil, o país deve chegar à triste marca de 250 mil mortos pela doença. Além disso, há mais de um mês mais de mil brasileiros perdem a batalha para o coronavírus diariamente, um indicativo das escolhas erradas feitas pelos governantes na gestão da pandemia.

De janeiro a fevereiro, o número de óbitos por Covid-19 cresceu 30% no país. Manaus, capital do Amazonas, foi a primeira a ter o seu sistema de saúde colapsar (no ano passado, a cidade enfrentou colapso no sistema funerário). No estado, também surgiu uma nova variante do coronavírus, que tem sido detectada em outras partes do país.

O município de Araraquara (SP), onde a nova cepa foi detectada, decretou lockdown após ver seu sistema de saúde público também entrar em colapso. Ao longo de 2020, a cidade paulista registrou 92 mortes pela doença. Em 2021, até a última quarta-feira (24), 185 novos óbitos foram registrados.

Nos Estados de Roraima, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Paraná e Amazonas, o pico de mortes por Covid-19 em 2021 já superou o ponto mais algo da pandemia no ano passado.

Com informações da Rede Brasil Atual.