Lockdown reduz número de infecções por Covid-19 em Araraquara
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    10/03/2021

Quinze dias após anunciar o fechamento de lojas, bares, restaurantes e supermercados, a cidade de Araraquara conseguiu reduzir de 50% para 23% o número de testes positivos de Covid-19. A medida foi necessária porque o sistema de saúde da cidade entrou em colapso devido à chegada das novas variantes do coronavírus.

“Hoje, estamos colhendo os frutos do lockdown com a diminuição do número de casos”, declarou a secretária Eliana Honain ao portal “G1”.  “Foi um fruto doído, mas bem recebido porque mostra que a gente conseguiu diminuir a transmissão. A gente tira a lição do quanto é importante o isolamento social.”

As medidas restritivas permanecem em vigor na cidade, porém, os supermercados voltaram a abrir em 27 de fevereiro.

A circulação de carros e pessoas é permitida apenas para aquisição de produtos e serviços definidos como essenciais por decreto da prefeitura. Se não houver justificativa para a presença em via pública, o infrator pode ser multado em R$ 120.

Casos

A previsão é de que os registros do número de óbitos caiam dentro de 10 dias. Até ontem (9), 160 pessoas morreram de Covid-19 e a cidade somava 15.640 casos.

Há 181 pacientes internados, 75 deles em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A cidade conta com uma taxa de ocupação de 81% de leitos de enfermaria e 93% de UTI.

Com informações da Rede Brasil Atual.