Nestor Goulart: terceirização de ala de Covid-19 traz clima de tensão
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    09/04/2021

Não bastasse terem de lidar com os todos os problemas de desvalorização, baixos salários e más condições de trabalho, as trabalhadoras e trabalhadores do Hospital Nestor Goulart Reis, em Américo Brasiliense (SP), estão apreensivos devido à iminente terceirização da ala para tratamento de pacientes com Covid-19 na unidade.

Na quinta-feira (08), mesa de negociação formada pelos diretores do SindSaúde-SP Jorge Alexandre Senna (secretário de Comunicação); Edson Carlos Fedelino (Região de Ribeirão Preto); Ricardo de Oliveira (secretário de Relações do Trabalho no SUS); e Denilson Ap. Tochio (Região de Araraquara); além dos delegados sindicais de base (DSBs) Beto e Sandra, reuniram-se com a diretora do Nestor Goulart, Elaine Covre, e outros membros da direção da unidade, para tratar da implantação de ala com leitos para Covid-19 no hospital, que é especializado no tratamento de tuberculose.

Os dirigentes do SindSaúde-SP questionaram a diretora sobre a implantação da ala e ela informou que existem, sim, tratativas para implantação dos leitos para atender pacientes com Covid-19 e que estes serão administrados por empresa terceirizada. Porém, a Sra. Elaine disse que a contratação da empresa ainda não foi formalizada, embora a terceirização possa ocorrer em breve.

A sra. Elaine também falou que a unidade já recebeu respiradores e está providenciando a compra de outros insumos.

Assembleia

Após a reunião com a direção do hospital, as trabalhadoras e trabalhadores do hospital reuniram-se em assembleia com os diretores do SindSaúde-SP e com os DSBs, para deliberarem sobre os possíveis problemas e prejuízos que a possível terceirização poderá lhes trazer.

Na assembleia, as trabalhadoras e trabalhadores puderam esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto e, após isso, ficou decidido que a Comissão de Saúde do Trabalhador (Comsat) e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) precisam ser mais atuantes e participativas nas discussões dessas mudanças.

Além disso, o SindSaúde-SP levará o tema para ser discutido à reunião com a Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH), bem como deverá solicitar ao Ministério Público do Trabalho (MPT) atenção e acompanhamento dessas mudanças.

SindSaúde-SP

O SindSaúde-SP ficará atento à possível terceirização dentro do Nestor Goulart para que as trabalhadoras e trabalhadores não sejam prejudicados.

No entanto, o Sindicato reforça a importância de que as trabalhadoras e trabalhadores da unidade também participem das discussões e fiquem atentos às ações promovidas pela direção da unidade.

A direção do Sindicato está ao lado de vocês, mas precisa de sua participação ativa para que, juntos, sejamos mais fortes e possamos tornar essa luta bem-sucedida.