SindSaúde-SP faz reunião de conciliação com estado e direção do Heliópolis
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    14/04/2021

Após anos buscando, por todas as vias democráticas, deliberar sobre os problemas enfrentados no Complexo Hospitalar Heliópolis, na zona sul de São Paulo, com a direção do hospital, o SindSaúde-SP finalmente conseguiu obter um canal de comunicação para levar as demandas de trabalhadoras e trabalhadores da unidade.

Ontem à tarde, a presidenta do SindSaúde-SP, Cleonice Ribeiro, a diretora da Região ABC do Sindicato, Gilvânia Santos, e o secretário-geral adjunto e membro do Conselho Estadual de Saúde, Benedito Augusto, estiveram numa reunião on-line de conciliação com representantes do Conselho Estadual de Saúde, da Coordenadoria de Saúde do estado e da direção do hospital.

Foram discutidas a instalação de uma mesa permanente de negociação, uma demanda antiga dos(as) trabalhadores(as) para que sejam discutidas as demandas deles(as); a implementação da Comissão de Saúde do Trabalhador (Comsat), que ainda não existe no Heliópolis; além do conselho gestor. Também foi debatida a situação de um trabalhador que estava sem local definido para desempenhar as suas funções.

No último dia 8 de abril, o Sindicato protocolou um pedido de mediação de conflitos coletivos, em caráter de urgência, no Ministério Público do Trabalho (MPT), com o objetivo de fazer com que o governo do estado e a direção do hospital ouvisse as demandas dos trabalhadores, uma vez que o hospital passa por diversos problemas, que vão da falta de funcionários até precariedade na estrutura hospitalar.

Encaminhamentos

Discutidas as pautas, ficou definido que será realizada nova reunião, em 5 de maio, para definir os acordos acerca do bem-estar dos(as) trabalhadores(as) do complexo hospitalar e da melhor organização do serviço.

“Trata-se de uma importante vitória de todas as trabalhadoras e trabalhadores do Heliópolis, que nos trouxeram todas as suas demandas e nos ajudaram a construir esse caminho que resultou na reunião de conciliação”, disse Gilvânia.

A diretora espera que, a partir de agora, tenha início nova etapa no relacionamento entre os(as) funcionários(as) do hospital e a direção, para que todos possam construir, juntos, melhorias no serviço prestado à população.

O SindSaúde-SP também agradece à direção do Heliópolis por abrir um espaço democrático de diálogo, compreendendo a importância de manter um canal de comunicação para ouvir os(as) funcionários(as) do local.

Parabéns a todos os trabalhadores e trabalhadoras que constantemente se dedicam a desempenhar suas funções com empenho e amor!

Juntos somos fortes!