Sindicato unido e forte
desde 1989


    Semana da Enfermagem começa neste dia 12 com uma série de mobilizações
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    12/05/2021

    Crédito Imagem: SindSaúde-SP

    Neste dia 12 de maio, é celebrado o Dia Internacional do Enfermeiro e da Enfermeira, mas nós sabemos que, ao mesmo tempo que esses profissionais merecem todos os aplausos do mundo, bater palmas não pagam boletos. Por essa razão, o SindSaúde-SP inicia, a partir de hoje até o dia 20 de maio, a Semana da Enfermagem, juntamente com outras entidades de trabalhadores(as), pois há muito por que lutar.

     

    Estamos bastante apreensivos com a tramitação do Projeto de Lei 2.564/20, que institui o piso nacional da enfermagem e, também, a jornada de 30 horas semanais, duas reivindicações antigas e que, durante a pandemia, tornaram-se ainda mais urgentes.

     

    Acompanhamos atentamente a tramitação do projeto, que enfrenta lobby das empresas do setor privado da saúde para que o PL não seja aprovado, o que só demonstra que a preocupação delas é somente garantir os seus lucros em detrimento da saúde da população e bem-estar das trabalhadoras e trabalhadores da saúde.

     

    OIT

     

    Além disso, também lutamos ao lado de outros sindicatos, federações e conselhos regionais para que o Brasil seja signatário da Convenção Relativa ao Pessoal da Enfermagem (C149) e a Recomendação para o Pessoal de Enfermagem (R157).

     

    Em junho próximo, a C149 quanto a R157 – sendo esta última um aperfeiçoamento da primeira -, completam 44 anos e, até hoje, o país não é signatário de nenhuma delas.

     

    Instituídas em 1977 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), durante a Conferência Geral da OIT, realizada em Genebra (Suíça), ambas foram assinadas por vários países, e agora passam por revisão.

     

    Campanha Salarial

     

    Lembrando também que estamos em plena Campanha Salarial. Nossas bandeiras são a valorização do trabalhador e da trabalhadora da saúde bem como o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), pois entendemos que essas duas pontas formam o patrimônio público da saúde brasileira.

     

    Somente um(a) trabalhador(a) fortalecido, com salário digno, plano de carreira, jornada adequada e respeito - por parte dos governos de todas as esferas no exercício de sua função - pode tornar o SUS ainda mais forte. Afinal, o capital humano é a grande fortaleza do Sistema Único de Saúde.

     

    Enfim, prezada trabalhadora e trabalhador da enfermagem: você, que cuida de milhões de brasileiros, não está sozinho nessa jornada. Há muito por que lutar, mas o SindSaúde-SP está ao seu lado.

     

    Juntos somos mais fortes!

     










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não