Centrais e movimentos sociais fazem ato contra a fome e pelo auxílio de R$ 600 nesta 4ª
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    25/05/2021

Em defesa do auxílio emergencial de R$ 600, contra a fome e a carestia, por vacina para todos e contra a fome, as centrais sindicais, entre elas Central Única dos Trabalhadores (CUT), da qual o SindSaúde-SP é filiado, farão grande manifestação nesta quarta-feira (26), a partir das 10h, em frente ao Congresso Nacional, em Brasília.

O ato será transmitido, ao vivo, pelas redes sociais e YouTube dos organizadores, além de TVs comunitárias. Quem quiser participar virtualmente pode usar a tag #600ContraFome em suas redes.

A mobilização unitária também repudia o descaso com a pandemia por parte do governo e altas taxas de desemprego. “O povo brasileiro está passando fome e a redução do valor e do alcance do auxílio emergencial, um crime cometido pelo governo federal, levou essa situação ao extremo”, reforça o movimento, em nota.

O texto segue explicando que o ato é “presencial, porém, sem aglomeração e sob todos os protocolos sanitários para evitar contágio e propagação do coronavírus, em respeito à vida, à Ciência e às famílias de quase meio milhão de pessoas que morreram de Covid-19 e em consequência do negacionismo e incompetência do governo federal”.

Pautas dos trabalhadores

O ato também marcará o lançamento e a entrega a lideranças partidárias no Congresso Nacional da primeira Agenda Legislativa das Centrais Sindicais para a Classe Trabalhadora. Os sindicalistas solicitaram audiência com os presidentes Arthur Lira (Câmara dos Deputados) e Rodrigo Pacheco (Senado) para entregar o documento.

Elaborada em conjunto com o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), a agenda é um documento de resistência e atuação propositiva junto ao Congresso Nacional, que traz o posicionamento e faz propostas do movimento sindical a 23 projetos em tramitação na Câmara dos Deputados e Senado. A maioria desses projetos afeta negativamente a vida e os direitos da classe trabalhadora, como a reforma administrativa.

Começa na colheita

Ao final do ato, serão doados alimentos, cultivados sem agrotóxicos, pela agricultura familiar em áreas da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares (Contag) e assentamentos do Movimento Sem Terra (MST).

Serão mais de 600 cestas com, no mínimo, 16 itens colhidos na véspera (terça-feira, 25) do ato e transportados em quatro caminhões até a frente do Congresso Nacional, na Esplanada dos Ministérios, onde serão expostos simbolicamente no gramado, em forma de mosaico.

Os itens serão doados a 600 catadores de material reciclável da CENTCOOP, cooperativa na periferia do Distrito Federal, trabalhadores atingidos pela falta de emprego e redução do auxílio emergencial.

Com informações da CUT