Nota de pesar: SindSaúde-SP lamenta a morte do professor Sérgio Mascarenhas
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    02/06/2021

Crédito Imagem: SINDSAÚDE-SP

É com profundo pesar que a direção do SindSaúde-SP comunica o falecimento do físico Sérgio Mascarenhas, fundador do Instituto de Física e Química da Universidade de São Paulo (IFSC/USP), da unidade da Embrapa Instrumentação e participante da criação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Ele faleceu aos 93 anos, na última segunda-feira (31), de parada cardiorrespiratória, e foi sepultado ontem (1º).

Mascarenhas estava internado no Hospital São Paulo, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, desde sexta-feira passada (28), e não resistiu à parada cardiorrespiratória.

Mascarenhas era considerado “o mestre dos cientistas”, sendo muito respeitado internacionalmente por suas contribuições à física, ao agronegócio e à medicina. Ele ajudou a criar, por exemplo, o tomógrafo de raízes de árvores, sendo este o primeiro trabalho de tomografia computadorizada para o agronegócio do mundo.

Nascido no Rio de Janeiro, ele se formou em física na Universidade Federal (UFRJ), mas fez carreira em São Carlos, devido à oportunidade de fazer pesquisas inovadoras.

Apaixonado pela pesquisa de materiais, ele foi um dos primeiros pesquisadores a trabalhar na área no Brasil, tendo inserido esse tema em todas as pesquisas em que trabalhou. Na UFSCar, criou o curso de Engenharia de Materiais, o primeiro do tipo na América Latina.

Próximo dos 80 anos, ele foi diagnosticado com hidrocefalia, acúmulo de líquido nas cavidades do cérebro. Em vez de se abater, pôs-se a inventar um novo método de diagnóstico, menos invasivo, para medir a pressão intracranial, aperfeiçoando o tratamento de diversas doenças.

Enfim, trata-se de uma grande perda para o Brasil e para a Ciência, o que o SindSaúde-SP lamenta profundamente.

Professor Sérgio Mascarenhas, presente!