Entidades sindicais e lideranças políticas homenageiam SindSaúde-SP
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    22/06/2021

Crédito Imagem: SINDSAÚDE-SP

No aniversário de 32 anos do SindSaúde-SP, celebrados na última sexta-feira (18), entidades sindicais e lideranças políticas manifestaram-se nas redes sociais para dar os parabéns ao Sindicato. O presidente da Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (CUT-SP), Douglas Izzo; o vice-presidente da CUT e ex-deputado, Luiz Claudio Marcolino; e o deputado federal Alexandre Padilha são algum dos nomes que prestaram suas homenagens, aos quais a entidade agradece imensamente. A UNI Global Union, sindicato internacional ao qual o SindSaúde-SP é filiado, também publicou um texto em sua página sobre o Sindicato.

Ontem (21), o Sindicato dos Psicólogos do Estado de São Paulo (SinPsi), parceiro do SindSaúde-SP, também publicou em seu site um lindo artigo homenageando o Sindicato, o qual você pode conferir abaixo:

“SindSaúde completa 32 anos de lutas e conquistas”

No dia 18 de junho, o SindSaúde-SP, Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo, completou 32 anos de luta e representação de uma das categorias mais importantes da classe trabalhadora. Para comemorar a data, a direção do SindSaúde produziu um vídeo contanto um pouco dessa história de batalhas e conquistas.

“No vídeo, você vai poder conferir alguns dos principais momentos de nossa trajetória, que converge com uma época de efervescência nacional. A democracia era ainda incipiente (elegíamos o primeiro presidente em eleições diretas), a Constituição Federal havia acabado de ser publicada, em 1988, e, um ano após a fundação do Sindicato, era publicada a Lei 8.080/1990, que instituía o Sistema Único de Saúde (SUS), um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo”, informa texto publicado no site da entidade.

Sobre a atuação do SindSaúde-SP, sua atual presidenta, Cleonice Ribeiro, destaca: “na pandemia, apesar da dificuldade em mobilizar as trabalhadoras e trabalhadores devido às restrições sanitárias, o SindSaúde-SP continuou se mobilizando na luta pelos direitos dos profissionais de saúde. A entidade foi à Justiça para garantir o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no início da pandemia, foi às ruas para homenagear os mortos da pandemia e ocupou a Assembleia Legislativa de São Paulo para pressionar os deputados e deputadas a votarem contra o Projeto de Lei 539/20 (Lei 17.293), que extinguiu a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) e aumentou as alíquotas do Instituto de Assistência Médica dos Servidores Públicos (Iamspe).

Fernanda Magano, presidenta do Sindicatos das Psicólogas de SP, comenta que “a trajetória do SinPsi-SP cresce na parceria com o SindSaúde-SP e seu destaque na organização do ramo da Seguridade Social, são anos de parceria e aprendizado dentro da Central Única dos Trabalhadores e Trabalhadoras – Parabéns e que vem muitos mais anos de luta e vitórias.”

Para conferir o artigo na página do SinPsi, clique aqui.