Trabalhadores(as) da UBS Vila Mangalot fazem campanha em defesa das vacinas
    Autor: SindSaúdeSP
    02/09/2021

Crédito Imagem: SindSaúdeSP

Trabalhadoras e trabalhadores da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Mangalot, na zona norte da capital paulista, decidiram unir esforços para conscientizar a população de que todos os imunizantes são bons e eficientes contra a Covid-19. A ideia da campanha é mostrar à população que o mais importante é ter a vacina no braço.

Não é incomum pessoas quererem saber o nome do imunizante quando chegam nos postos de vacinação para decidirem se vão ou não se imunizar. Isso porque há muita desinformação e notícias falsas a respeito da eficiência de alguns deles.

Para fechar o cerco contra os chamados sommeliers de vacinas, várias prefeituras decidiram colocá-los no fim da fila da vacinação. Além disso, no município de São Paulo, os funcionários que estão trabalhando na frente de vacinação estão proibidos de informar a marca do imunizante a quem perguntar, sob pena de sanções. A informação só pode ser dada no momento da aplicação da vacina.

Esse tem sido o método pedagógico utilizado por gestores para evitar que as pessoas escolham o imunizante, trazendo prejuízos ao andamento do calendário de vacinação.

“A população deve se conscientizar de que a pandemia ainda está entre nós e, portanto, o mais importante é se vacinar, seja qual vacina estiver disponível”, disse a delegada sindical de base do SindSaúde-SP Maria José do Nascimento.

O SindSaúde-SP apoia a Ciência e é a favor da vacina no braço. Diversos estudos já provaram que todos os imunizantes que estão sendo utilizados no Brasil são eficazes para reduzir os quadros graves e óbitos da Covid-19.

Por isso, o Sindicato alerta para que as pessoas se vacinem sem escolher a marca do imunizante, pois todos tem o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Melhor ter vacina no braço do que não ter nenhuma.