Outubro Rosa e Verde: Trabalhadores(as) da UBS Mangalot promovem ação de prevenção
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    22/10/2021

O mês de outubro é marcado por diversas ações que podem salvar milhares de vida. Uma dessas atividades foi realizada pelas trabalhadoras e pelos trabalhadores da Unidade Básica de Saúde (UBS) Mangalot, na região oeste da capital paulista, no último sábado (16).

Entre as trabalhadoras estava a delegada sindical de base (DSB) do SindSaúde-SP, Maria José do Nascimento. Ela conta que atividade foi uma parceria da UBS com as Pastorais da Saúde e Social para promover a prevenção do câncer de mama e da sífilis congênita, que são tema das campanhas Outubro Rosa e Outubro Verde, respectivamente.

“Os atendimentos foram realizados na Paróquia São João Batista, que fica na mesma região da UBS e além atualizar a carteirinha de vacinação de quem participou do Dia V, ainda foram realizados testes rápidos de sífilis, solicitação de mamografias para mulheres a partir de 50 anos e agendamento da coleta de Papanicolau”, relatou Maria e completou: “O objetivo foi de aproximar ainda mais as ações da UBS à comunidade local.”

Maria ressalta que a prevenção é a melhor aliada para que o tratamento tanto do câncer de mama quanto da sífilis congênita. “Diagnosticar o câncer logo em sua inicial amplia as chances de sobrevivência e no caso da sífilis congênita, ao detectar que a gestante possui a doença, é possível iniciar o tratamento para evitar que o feto ou o recém-nascido seja infectado”, explicou.