SindSaúde-SP realizará três assembleias no Hospital Pérola Byington
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    26/10/2021

As trabalhadoras e os trabalhadores do Hospital Pérola Byington terão três assembleias. Nos dias 27 e 28, às 11h, serão no espaço Tenda, e no dia 29 de outubro, às 11h, no ambulatório. Assim, os trabalhadores de escala diferentes poderão participar e tirar suas dúvidas.

A atividade organizada pela diretora regional, Janaína Luna, irá tratar das retiradas de direitos promovidas por parte dos governos do estado e federal, especialmente, a mais recente realizada por meio da aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 26, de 2021, enviado à Assemblei Legislativa de São Paulo (Alesp), pelo govenador João Doria Jr.

O PLC 26 foi aprovado, no dia 19 de outubro, com 50 votos a favor do texto e 29 contrários. No que se refere aos profissionais da saúde, o PLC 26 retira a correção automática do adicional de insalubridade, o qual corresponde, em muitos casos, até a metade do salário dessas trabalhadoras e trabalhadores.

Além disso, o PLC 26 cria a Bonificação por Resultados (BR), que será baseada no desempenho de cada trabalhador(a), ou seja, trata-se de meritocracia pura e simples. Ainda conforme o texto, a BR não será vinculada aos salários ou considerada para cálculos de benefícios e, também, não contará nas aposentadorias e pensões, aumentando ainda mais o arrocho salarial.

De modo geral, o projeto é extremamente prejudicial a todo o funcionalismo público, pois abre brechas para a terceirização, contratações temporárias, praticamente decretando, com isso, o fim dos concursos públicos.

Novo diretor regional

Na ocasião, também será apresentado aos(às) trabalhadores(as), o novo diretor da região centro da capital, Paulo Moura, que foi eleito no dia 13 de outubro, para a gestão 2022-2024. Paulo assume o posto em 1º de janeiro, na defesa dos trabalhadores. No próximo mandato, a atual diretora, Janaína Luna, estará à frente da Secretaria de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.