SindSaúde-SP encerra atividades na região de Araraquara. PLC 26 e eleição do Comsat foram temas abordados
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    10/11/2021

Crédito Imagem: SINDSAÚDE-SP

O secretário de Comunicação e Imprensa do SindSaúde-SP, Alexandre Senna, e o diretor da Região de Araraquara, Denilson Tochio, finalizaram, nesta quarta-feira (10), três dias de atividades na região de Araraquara. Eles participaram de assembleias com trabalhadoras e trabalhadores do Hospital Nestor Goulart Reis (Américo Brasiliense), Centro de Reabilitação de Casa Branca e no CAIS de Santa Rita do Passa Quatro.

Os dois dirigentes abordaram as sucessivas perdas impostas ao funcionalismo público pelo governo estadual, como a reforma da previdência no ano passado, que confiscou aposentadorias, pensões e salários; o Projeto de Lei 529 (Lei 17.293, de 15 de outubro de 2020), que extinguiu a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) e aumentou as alíquotas do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe); e, mais recentemente, o Projeto de Lei Complementar 26 (Lei 1.361, de 21 de outubro de 2021), que retira uma série de direitos, como o reajuste anual automático do adicional de insalubridades, as faltas abonadas e facilita a terceirização no serviço público.

Senna e Tochio abordaram com os profissionais os profundos impactos que o PLC 26 vai representar a eles(as) e a batalha que o SindSaúde-SP encampou, em parceria com outras entidades representantes do funcionalismo público, para que os parlamentares retirassem o projeto da pauta.

Infelizmente, a despeito de toda a luta dos sindicatos envolvidos na organização das mobilizações, o projeto acabou sendo aprovado.

Comsat e proximidade com a base

Os dois dirigentes ressaltaram que a atividade foi bem recebida pelas trabalhadoras e trabalhadores, que aproveitaram a chance para realizar questionamentos e esclarecer todas as dúvidas.

Além disso, o Sindicato está auxiliando na organização das eleições para as Comsats (Comissão de Saúde do Trabalhador), que já estão acontecendo no Nestor Goulart Reis e no Centro de Reabilitação de Casa Branca.

Em Santa Rita do Passa Quatro, a eleição já ocorreu, e o presidente da comissão é o delegado sindical de base (DSB) Diógenes Gomes.

O SindSaúde-SP conclama as trabalhadoras e trabalhadores a se inscreverem para participar das eleições, pois a Comsat é um importante instrumento de proteção e prevenção de problemas de saúde dos profissionais.

Para ver as galerias de fotos das atividades, clique em:

Galeria Casa Branca: http://sindsaudesp.org.br/novo/fotos.php?gal=581

Galeria Nestor Goulart Reis: http://sindsaudesp.org.br/novo/fotos.php?gal=580