Sindicato unido e forte
desde 1989


    Dieese: estudo mostra sub-representação de negros no setor da saúde
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    24/11/2021

    Crédito Imagem: SINDSAÚDE-SP

    Os negros estão sub-representados no mercado de trabalho da saúde, principalmente no setor privado. Além disso, eles também recebem os salários mais baixos, situação que é muito pior entre as mulheres. Para se ter uma ideia, uma profissional de saúde negra ganha o equivalente a 30% do que recebe um homem branco na saúde privada do país.

     

    Os dados foram coletados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (para ver o estudo completo, clique aqui).

     

    De acordo com o levantamento, quando se trata da saúde pública, a diferença é menor. O salário de uma mulher negra equivale a 47% do que recebe um trabalhador branco.

     

    A remuneração média de uma trabalhadora negra do setor privado da saúde é de R$ 2.390, enquanto a daquela que está na saúde pública é de R$ 2.565.

     

    Covid-19

     

    O mesmo estudo mostra também que a pandemia impactou mais a população negra em detrimento dos brancos, aprofundando as desigualdades no mercado de trabalho.

     

    No estado de São Paulo, se o trabalhador for negro as condições de trabalho são piores. Por exemplo: enquanto 35% das mulheres e 33% dos homens negros ocupados têm trabalho desprotegido em relação à doença, este percentual é de, respectivamente, 29% e 31% para mulheres e homens brancos.

     

    Esse cenário ocorre porque, segundo o levantamento, os negros são levados a trabalhos mais precários pela perda de rendimento. Assim, não têm condições de permanecer em casa, protegido do coronavírus.

     

    Desemprego

     

    Segundo a pesquisa do IBGE, 8,9 milhões de homens e mulheres saíram da força de trabalho, ou porque perderam seus empregos, ou deixaram de procurar porque não acreditaram que encontrariam uma vaga. Desse total, 6,4 milhões eram negros.

     










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não