Após surgimento de nova variante, Anvisa sugere restringir voos vindos da África
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    26/11/2021

O registro de nova variante do coronavírus na África do Sul derrubou os mercados financeiros do mundo todo, nesta sexta-feira (26), e acendeu o alerta amarelo no Brasil também. Tanto que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nota técnica recomendando restrição de voos vindos de seis países do continente africano, como medida preventiva.

Os países citados na nota da agência são África do Sul, Botsuana, Eswatini (ex-Suazilândia), Lesoto, Namíbia e Zimbábue. Além disso, a Anvisa também recomendou quarentena para brasileiros e residentes legais que passaram por esses países nos 14 dias anteriores à entrada no Brasil.

No entanto, a medida recomendada pela Anvisa precisa, primeiro, ser aceita pelo governo federal. A validação por parte do governo brasileiro se dá por meio de publicação de portaria, o que ainda não aconteceu até o fechamento deste texto.

Mas, se depender do presidente da República, Jair Bolsonaro, o Brasil continuará com as fronteiras abertas para pessoas vindas daqueles países. Em conversa com apoiadores nesta manhã, Bolsonaro disse que não tem intenção de “fechar” aeroportos.

Alerta

Nesta semana, o governo de São Paulo anunciou que vai liberar o uso de máscara ao ar livre (parques e ruas, por exemplo), a partir de 11 de dezembro. O anúncio tem sido visto com restrições por autoridades sanitárias, que avaliam a medida como precoce, uma vez que a vacinação ainda é muito desigual no Brasil, embora esteja avançada no estado de São Paulo.

O SindSaúde-SP defende a continuidade do uso de máscara, por entender que a pandemia ainda não acabou. Além do surgimento da nova variante na África do Sul, estamos acompanhando uma quarta onda da doença na Europa, e alguns países estão, inclusive, voltando atrás na flexibilização do uso de máscara e outras flexibilizações.

Portanto, continue usando máscara e incentivando outras pessoas a fazê-lo.