Vermelho/Laranja: dezembro é mês de conscientização para HIV/Aids e câncer de pele
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    02/12/2021

Em 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids, mas este mês todo é dedicado à campanha Dezembro Vermelho, voltada à prevenção contra o contágio pelo HIV. Além desta, ao longo deste mês também ocorre a campanha Dezembro Laranja, de conscientização contra o câncer de pele.

Conforme noticiado no site do SindSaúde-SP ontem (1º), o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde releva que o aumento dos casos de infecção por HIV entre jovens é preocupante. No período de 2007 a junho de 2021, 53% dos novos registros ocorreram na faixa etária de 20 a 34 anos.

Em entrevista ao jornal “Folha de S.Paulo” nesta quinta-feira (2), o sociólogo Alexandre Grangeiro, pesquisador do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), disse que o pior da pandemia de Aids ainda está por vir, caso o número de jovens infectados continue e aumentar.

Segundo ele, a nova geração de soropositivos contribui mais para potencializar a epidemia do que as primeiras gerações, hoje com 60, 70 anos.

"Se essa tendência se mantiver, ou seja, se cada nova geração contribuir com um maior número de casos, teremos uma situação muito dramática pela frente, revertendo todos os ganhos que se teve até aqui", afirmou Grangeiro, que é ex-diretor do programa nacional de HIV/Aids do Ministério da Saúde (2003-2004) e hoje coordena estudos com PrEP (profilaxia pré-exposição) para adolescentes e adultos.

Câncer de pele

Dezembro Laranja também é mês de conscientização em relação ao câncer de pele. Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) mostram que o câncer de pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil. A cada ano, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta cerca de 185 mil novos casos.

O tipo mais comum de câncer de pele é o não melanoma, que tem letalidade baixa, mas possui número muito alto de incidência. Já o mais letal é o melanoma, que registra pouco mais de 8 mil casos todos os anos.

É importante prestar atenção na pele, notando pintas ou lesões com aparência elevada e brilhante, translúcidas, avermelhadas, castanhas, róseas ou multicoloridas, com crosta central e que sangra facilmente; ou uma pinta preta ou castanha que muda de cor, textura, mostra irregularidades nas bordas e cresce; ou ainda uma mancha ou ferida que não cicatriza e continua crescendo, apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Prevenção

Em relação ao HIV, a melhor forma de proteção é o sexo seguro. Use camisinha e faça regularmente o exame de sangue para detectar o vírus.

Para proteger-se do câncer de pele, evite expor-se sob o sol das 10h às 16h, use protetor solar diariamente com Fator de Proteção Solar (FTS) de, no mínimo 30, e vista chapéus e roupas que cubram as partes mais expostas do corpo.

Para saber mais, clique aqui.