Saúde mental dos profissionais da saúde é tema da IV Pré-conferência
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    07/12/2021

O SindSaúde-SP pautou, durante as discussões da IV Pré-conferência de Saúde Mental de São Paulo das regiões de Perus/Pirituba, que foi realizada na última sexta-feira (3), que haja um serviço voltado para o tratamento dos profissionais da saúde. Além da ampliação da oferta dos serviços do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS e do CAPS AD (Álcool e Drogas) para atender à demanda que está ampliando.

“Nós frisamos bem a ausência de um projeto voltado para a saúde mental do trabalhador da saúde. Então, apresentamos como proposta de diretrizes voltadas para todo o município a criação de centros de referência de saúde mental para atender a essa demanda iminente do trabalhador e da trabalhadora da saúde, que estão cansados, exaustos, estafados”, contou Silas Lauriano Neto, diretor da região Oeste III da capital

Silas, que também é membro do Conselho Municipal de Saúde na capital, destacou que, apesar das trabalhadoras e dos trabalhadores da saúde estarem em evidência por conta da pandemia, na contramão, o governo do estado promoveu mudanças que aumentaram a sobrecarga dos profissionais. “A gente vive esse momento de exaustão, cansaço extremo e tivemos nossas férias e licenças-prêmio suspensas por meio de decreto estadual”, apontou.

Para o diretor, as sequelas da Covid-19 nos profissionais da saúde podem ser um dos motivos para ampliar a demanda dos serviços de saúde mental, que atualmente já está saturada.

Questão manicomial

Outro ponto relevante também muito discutido foi o combate à retomada da questão manicomial. “Nós defendemos que esse modelo não deve voltar a ser colocado em prática. Além disso, defendemos que seja ampliada a lógica de atendimento como a do Caism (Centro de Atenção Integral da Saúde Mental) na saúde estadual, que tem um atendimento humanizado”, disse o diretor do SindSaúde-SP.

Também foram discutidas pautas mais simples, como trocar o termo de colaboradores para trabalhadores. “No termo ‘colaboradores’, que é utilizado atualmente, está intrínseco a perda de direitos”, explicou Silas.

Trabalhadores(as)

No dia 18 haverá discussão específica dos trabalhadores da saúde mental, em evento realizado no auditório do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), na Rua Maria Paula, 78, 1º andar, Bela Vista. A primeira chamada será às 9h30 e a segunda, às 10h.

Participe!

Veja abaixo o calendário completo: