Covid-19: SP registra cinco casos da variante ômicron; Reino Unido tem a primeira morte
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    13/12/2021

O estado de São Paulo registrava, até o fechamento deste texto, cinco casos de Covid-9 da variante ômicron, todos importados. O quinto caso foi confirmado pelo governo na noite do último domingo (12) e é o primeiro registrado no interior do estado, na cidade de Limeira. No Brasil, são 11 casos confirmados da contaminação com a nova cepa até o momento.

A paciente do interior é uma mulher de 40 anos, que tem histórico de viagem internacional recente. O diagnóstico positivo saiu em 3 de dezembro e a amostra foi submetida a sequenciamento genético, realizado pelo Instituto Adolfo Lutz.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES) de São Paulo, ela completou o esquema vacinal e apresenta apenas sintomas leves, assim como os outros quatro pacientes, que seguem sendo monitorados pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) e pelas equipes municipais de saúde.

Além dos cinco casos da nova cepa em São Paulo, outros seis foram registrados, sendo dois no Distrito Federal; dois no Rio Grande do Sul; e dois em Goiás. O Ministério da Saúde afirmou no domingo que outras duas notificações estão sendo investigadas em Goiás e uma em Minas Gerais.

“Já foram identificados 11 casos da variante ômicron aqui no Brasil e, com certeza, devem existir mais”, disse Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, durante evento da FioCruz, no Rio de Janeiro.

Transmissão Comunitária

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, Flávio Fonseca, em entrevista à “CNN”, a “transmissão comunitária da ômicron no Brasil é questão de tempo”. Contudo, o pesquisador afirmou que é possível combater a transmissão. “A gente tem que reforçar as ações eficazes que já conhecidas. O distanciamento social, o uso de máscara de proteção e, se possível, evitar aglomerações”, avaliou.

Fonseca também destaca que a cobertura vacinal é um dos “pilares do combate à pandemia”. “O Brasil tem números muitos bons, mas é preciso avançar. Inclusive em bolsões onde ainda não há percentuais adequados de vacinação”, ponderou.

Primeira morte

Nesta segunda-feira (13), o primeiro ministro do Reino Unido, Boris Johnson, informou que houve o primeiro registro de morte pela ômicron no mundo. Em seu anúncio, Johnson não informou dados da pessoa nem se havia sido vacinada.

Conforme divulgado pelo “Portal G1”, nesta segunda, mais de 3 mil casos da nova variante já foram confirmados no país, sendo que do último sábado para domingo o aumento foi de 65%.

Passaporte vacinal

As autoridades estão se mostrando preocupadas com a importação da variante da doença para o Brasil. Tendo em vista que os estudos preliminares estão apontando que a ômicron é mais transmissível e resistente a algumas vacinas.

Na próxima quarta-feira (15), será apreciada, pelo Superior Tribunal Federal (STF), a decisão do ministro Luís Roberto Barroso que obriga a apresentação do passaporte da vacina para todo viajante que chega do exterior para entrar no Brasil.

“Já são mais de 600 mil vidas perdidas e ainda persistem atitudes negacionistas”, argumentou o ministro, que também apontou em sua decisão que o Supremo tem obrigação constitucional de proteger os direitos fundamentais à vida e à saúde da população, justificando tal decisão.