Sindicato unido e forte
desde 1989


    Baixa taxa de vacinação pode levar Brasil de volta ao mapa da poliomielite
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    14/12/2021

    Crédito Imagem: Agência Brasil

    O Brasil está entre os países da América Latina que pode voltar ao mapa da poliomielite, devido à queda na taxa de vacinação nos últimos anos. Dados da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), do segundo semestre de 2021, apontam baixa taxa de vacinação contra a doença, além do Brasil, na Bolívia, Equador, Guatemala, Haiti, Paraguai, Suriname e Venezuela.  

     

    Segundo a Opas, esses países representam 32% da população com menos de um ano de idade das Américas e a baixa cobertura vacinal coloca em risco todo o continente, que está há 30 anos sem registros da doença, provocada pelo poliovírus, que pode ser transmitido de pessoa para pessoa ou via rede de esgoto e água.

     

    O Brasil, que tinha uma das campanhas mais bem-sucedidas contra a poliomielite, voltou para o mapa de risco como consequência da pandemia de Covid-19, falta de campanhas, desconfiança generalizada nas autoridades e sensação de que a doença não preocupa, segundo especialistas.

     

    Sucesso

    Embora seja uma doença séria, que pode paralisar crianças com menos de 5 anos, a infectologista e professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Raquel Stucchi disse que a vacinação contra a pólio foi tão bem-sucedida no país que os próprios alunos dela só a conhecem nos livros. O último paciente com pólio no país foi identificado em 1989.

     

    Em 1994, o Brasil recebeu da Opas o certificado de eliminação da transmissão do poliovírus, que fica no intestino e, ao ser eliminado pelas fezes, pode contaminar outras pessoas.

     

    Com informações da Folha de S.Paulo










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não