FioCruz lança cartilha para prevenção à Covid-19 durante as festas de fim de ano
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    15/12/2021

Crédito Imagem: Fiocruz

Já sabe com quem e onde vai passar as festas de fim de ano? A Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) lançou, na última segunda-feira (13), a nova cartilha para orientar como se proteger durante as festividades, que tem como objetivo evitar a proliferação da Covid-19, principalmente diante dos riscos impostos pela chegada da variante ômicron ao Brasil. Para ler a cartilha na íntegra, clique aqui.

A cartilha é focada em orientações para eventos familiares e pequenos encontros entre amigos, já que as aglomerações ainda devem ser evitadas. Esta é a segunda edição da cartilha e, desta vez, traz como mensagem principal o incentivo à vacinação, como forma mais importante de proteção. Além disso, o material reforça a necessidade de manter os protocolos sanitários (uso de máscara, de álcool em gel e o lavar as mãos com frequência), assim como a importância de manter o distanciamento físico.

No material, também há destaque para os cuidados com pessoas mais vulneráveis ou que estão nos grupos de risco como os idosos, hipertensos, diabéticos, obesos, gestantes, puérperas ou crianças, que ainda não puderam se vacinar.

Para os pesquisadores envolvidos na produção da cartilha, as orientações sugeridas podem e devem ser compartilhadas e discutidas em família, grupos de amigos, locais de trabalho, comunidades e outros coletivos, para que sejam pactuadas estratégias solidárias e conscientes, para incentivar familiares, amigos e colegas de trabalho não imunizados a se vacinarem.

“Estamos num cenário mais favorável do que no ano passado, mas ainda temos que nos manter alertas, especialmente diante das incertezas relacionadas à nova variante e à intensidade de circulação de pessoas nesse período do ano. Por isso, reforçamos que o principal cuidado neste fim de 2021 é garantir que todos estejam vacinados com o esquema completo, incluindo a dose de reforço, caso a pessoa já tenha essa indicação. Quem ainda não está com o esquema completo, recomendamos que vá ao posto de saúde 14 dias antes do evento para que possa estar protegida e ajudar a proteger os outros também. Essa é uma mensagem que gostaríamos que fosse muito compartilhada e incentivada nos grupos de família e amigos do WhatsApp”, ressalta o coordenador do Observatório Covid-19 da Fiocruz, Carlos Machado.

*Com informações da FioCruz