Sindicato unido e forte
desde 1989


    Alta de casos de Covid e epidemia de gripe obrigam Prefeitura de SP a cancelar Carnaval de rua
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    06/01/2022

    Crédito Imagem: SINDSAÚDE-SP

    O aumento de 53% nos casos de Covid-19, nas duas últimas semanas, e a epidemia de gripe fizeram com que a Prefeitura de SP anunciasse, no início desta tarde (6), o cancelamento do Carnaval de rua em 2022. A prefeitura também desistiu de realizar a festa no autódromo de Interlagos, como havia sido cogitado antes.

     

    Assim, a capital paulista segue o que fizeram outras cidades onde a festa é importante para as economias locais, como Olinda (PE), Rio de Janeiro e Salvador (BA).

     

    Em relação aos desfiles das escolas de samba, estes foram mantidos, mas a prefeitura vai discutir com a organização deles protocolos mais rígidos.

     

    Como mostram os dados dos boletins epidemiológicos da Secretaria Municipal de Saúde, que foram compilados pela reportagem do portal de notícias “UOL”, o crescimento de casos de Covid se deve à expansão de contaminações provocadas pela variante ômicron, que é mais transmissível que as demais. Um indicativo disso é que, de 30 de novembro a 5 de janeiro, foram computados 14.941 novos casos da doença, enquanto no período de 23 a 29 de dezembro, foram notificados 9.704.

     

    Além disso, a taxa de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) dos hospitais públicos para Covid-19 subiu de 21% para 38%. Entre 23 e 29 de dezembro, houve queda de 21% para 9% na ocupação. Mas, até a noite de ontem (5), a taxa estava em 38%.

     

    Influenza e testes

     

    A Secretaria Municipal de Saúde disse que todas as 469 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) começaram a realizar testes rápidos para detectar casos de influenza e Covid-19.

     

    O governo do estado de São Paulo também disse que ampliará a testagem diante do aumento nas filas de postos de saúde e a dificuldade que a população paulista está enfrentando para conseguir testes, como farmácias.

     

    A capital paulista realizou 132.713 testes rápidos para a Covid-19 desde 16 de dezembro, enquanto foram aplicados 11.768 testes rápidos, de 30 de dezembro a 3 de janeiro, para gripe. Desse total, 24% deram positivo para as síndromes gripais dos tipos A e B.

     

    Resposta

     

    A reportagem disse ainda que procurou a Secretaria Municipal de Saúde para saber se haverá endurecimento das medidas de restrições, mas não houve resposta. Mas a pasta, segundo a reportagem, informou que foram contratados novos profissionais de saúde para atender ao aumento da demanda.

     

     










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não