Pfizer: Brasil recebe primeiro lote de vacinas para início da vacinação infantil
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    13/01/2022

Crédito Imagem: SINDSAÚDE-SP

O primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos chegou no Brasil na madrugada desta quinta-feira (13). A remessa com 1,248 milhão de doses desembarcou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), vinda de Amsterdã, na Holanda. Ainda em janeiro, há mais dois lotes que estão previstos para serem entregues, nos dias 20 e 27, totalizando 4,3 milhões de doses para este mês.

O contrato do Ministério da Saúde com a Pfizer prevê que sejam entregues 100 milhões de doses ao longo de 2022, entre os imunizantes pediátricos e para maiores de 12 anos.

Das doses recebidas nesta quinta, 20,73% serão entregues ao governo do estado de São Paulo, que deve iniciar a vacinação pelas crianças indígenas, quilombolas, com comorbidades ou deficiências permanentes.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem mais de 20,5 milhões de crianças de 5 a 11 anos. Somente no estado de São Paulo, são mais de 4 milhões.

Critérios

Para a vacinação, não será necessário nenhum tipo de autorização por escrito, basta a criança estar acompanhada da mãe, pai ou responsável legal. A vacina não será obrigatória para esse grupo e o governo estadual não irá impedir que as crianças não imunizadas voltem para a escola.

Capital

De acordo com o secretário municipal da saúde, Edson Aparecido, a vacinação dessa faixa etária deve começar na segunda-feira (17), mas o município ainda finalizará o planejamento de distribuição de acordo com a quantidade enviada à cidade.

Fique atento!

As vacinas destinadas às crianças são da Pfizer e a versão pediátrica tem o frasco laranja para diferenciar do imunizante destinado a pessoas com mais de 12 anos. Apesar de ter o mesmo princípio ativo da versão para adultos, existem diferenças no imunizante para cada faixa etária.

Pré-cadastro

No caso do estado de São Paulo, também é recomendável efetuar o pré-cadastro no site VacinaJá (clique aqui). Segundo o governo do estado, somente na última quarta-feira (12), dia em que foi liberado o pré-cadastro para as crianças, houve 303 mil acessos.

De acordo com dados da Prodesp – empresa de Tecnologia do Estado de São Paulo –, esse número supera em 1,039% a média de procura pelo site. Em dezembro, por exemplo, foram pouco mais de 26,6 mil de acessos diários.