Sindicato unido e forte
desde 1989


    Capital: Número de profissionais de saúde afastados dobra em apenas uma semana
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    17/01/2022

    Crédito Imagem: SINDSAÚDE-SP

    O número de profissionais da saúde afastados na rede pública da capital paulista dobrou nos últimos sete dias. Segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, na última quinta-feira (13), atualmente são 3.193 afastamentos de profissionais de saúde em relação à semana anterior, quando eram 1.585 profissionais afastados, o que representa aumento de 101%.

     

    Dos mais de 3 mil casos, 1.403 tiveram confirmação para Covid-19 no dia 13, enquanto no dia 6 de janeiro eram 269 casos. Isso significa que, em uma semana, houve alta de 380% no contágio entre trabalhadores da saúde municipal.

     

    Para o SindSaúde-SP, esse aumento apenas reafirma como as trabalhadoras e os trabalhadores da saúde pública, tanto da cidade quanto do estado, estão expostos ao risco de infecção, principalmente da ômicron, variante do coronavírus mais transmissível.

     

    O aumento do número de casos entre trabalhadores acontece ao mesmo tempo que se registra alta da demanda no atendimento à população, com superlotações nos postos de saúde em decorrência da Covid-19 e de pacientes com sintomas gripais.

     

    Enquanto isso, os profissionais que seguem na linha de frente ficam sobrecarregados e a população enfrenta longas filas de espera para o atendimento, já que o prefeito Ricardo Nunes segue a mesma linha do governo do estado, que privilegia a terceirização dos serviços e não abre concurso público com salários dignos para atrair novas contratações.

     

    Leia mais:

    SP tem 1,7 mil profissionais da saúde pública afastados por Covid-19 ou gripe

     

    Variante ômicron provoca sobrecarga nos serviços públicos de todo o Brasil

     

    Covid-19: Diretor do SindSaúde-SP trata da falta de funcionários no HC de Ribeirão Preto

     

     

     

     










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não