Sindicato unido e forte
desde 1989


    Trabalhadores formais estão há três anos sem ganho real nos salários, diz Fipe
    Autor: SindSaúde-SP
    26/01/2022

    Crédito Imagem: sindsaude-sp

    O boletim Salariômetro, divulgado nesta quarta-feira (26) pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), aponta que os trabalhadores formais completaram, em 2021, três anos sem ganho real em seus salários.

     

    Segundo o coordenador do Salariômetro, professor Hélio Zylberstain, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP), a situação poderia ser ainda pior. "Nos outros anos, a inflação era mais baixa, mas em 2021 foi brutal. Levando isso em conta, não foi tão ruim quanto poderia ter sido", ponderou.

     

    Na média do ano passado, somente 18,6% dos acordos e convenções fechados resultaram em aumentos maiores do que a inflação dos 12 meses anteriores ao da data-base. Em 2019, o último ano do pré-pandemia, quase metade das negociações terminou com ganho real para os trabalhadores.

     

    Desemprego

     

    De acordo com economistas, o Brasil vai manter a tendência de abertura de vagas em 2022, tanto em carteira assinada como no trabalho informal. Porém, a abertura de novas vagas não deve mexer muito com a taxa de trabalhadores ocupados no país nem com a renda média mensal.

     

    Atualmente, a taxa de desemprego está na casa dos 13% ou cerca de 13 milhões de pessoas.

     

    Com informações do UOL










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não