HCFMUSP: ala de Covid com goteiras, perda da qualidade da cesta básica e pessoal da nutrição sem adicional correto
    Autor: SindSaúde-SP
    04/02/2022

No mais recente Boletim Informativo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo HCFMUSP para ver o boletim, clique aqui, você vai ficar sabendo de uma série de problemas enfrentados pelas trabalhadoras e trabalhadores, além de pacientes da unidade, uma referência em medicina na América Latina.

Entre os principais problemas relatados pelos profissionais de saúde do HC, estão as inúmeras goteiras na ala destinada a pacientes com Covid-19, que fica no 11º andar do Instituto Central, resultado de uma reforma mal feita realizada em 2019. O problema é mostrado em um vídeo gravado por funcionários e obtido com exclusividade pela direção do SindSaúde-SP.

Nas imagens, é possível ver as trabalhadoras e trabalhadores da linha de frente da Covid-19 no hospital tendo que driblar as goteiras que caem do teto com baldes e panos para que o piso não fique alagado, colocando em risco a segurança de quem trabalha ou está em tratamento.

Uma empresa fez a reforma naquele ano e a consequência foram as goteiras, problema nunca resolvido. Já cobrei da Cipa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes várias vezes, sem sucesso, disse Rubens da Silva, diretor do Quarteirão da Saúde do SindSaúde-SP.

Silva disse que, quando chove muito, o que aconteceu em muitos dias no mês de janeiro, fica praticamente impossível transitar no setor.

Nutrição e cestas básicas

Outro problema que se arrasta desde o início da pandemia é a questão do pagamento de 40% de adicional de insalubridade para os profissionais da nutrição que atuam na linha de frente da Covid-19.

Havia sido acordado com a Secretaria de Estado da Saúde de que eles deveriam receber 40% de adicional, mas, por ora, só recebem 20%. Além disso, as trabalhadoras e trabalhadores reclamam da qualidade dos itens da cesta básica.

O dirigente do SindSaúde-SP disse que a qualidade de alimentos como feijão, arroz e café piorou muito, principalmente nos últimos três meses, e o SindSaúde-SP já fez várias reclamações a respeito, mas a direção do hospital ainda não tomou providências.

Para ler o boletim na íntegra, clique aqui.