Projeto de reajuste de profissionais de saúde ainda não chegou à Alesp
    Autor: SindSaúde-SP
    23/02/2022

O SindSaúde-SP está monitorando o envio do projeto de reajuste de profissionais de saúde e da segurança pública à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A expectativa era de que o texto fosse encaminhado até o fim da semana passada, mas isso ainda não havia ocorrido até esta tarde.

Antes de ser encaminhado à Alesp, é necessário que se publique a minuta, uma primeira versão do projeto, no “Diário Oficial do Estado”. O SindSaúde-SP tem monitorado o D.O.E. todos os dias e, até o momento, não houve essa publicação.

Informações de fontes do governo ao Sindicato dão conta de que o projeto, que envolve várias secretarias, estaria parado na Casa Civil do governo.

Anúncio

Quando foi feito o anúncio do reajuste, em 10 de fevereiro, o governador João Doria Jr. disse que o aumento de 20% a profissionais de saúde da área técnica e de 10% para o pessoal do setor administrativo passaria a valer já em março. O aumento vale tanto para os profissionais da ativa quanto para aposentados.

Mas, com prazo apertado devido ao feriado de Carnaval, é preciso que o governo envie o texto logo, caso queira mesmo que o aumento passe a valer em março.

Negociação

O SindSaúde-SP vinha negociando o reajuste aos trabalhadores da saúde desde o ano passado. Foram feitas várias reuniões com o secretário estadual da saúde, Jean Gorinchteyn. No entanto, o Sindicato sempre defendeu que não houvesse distinção entre o pessoal da área técnica com os administrativos.

Além disso, o Sindicato critica o fato de que não ficou muito claro, durante o anúncio feito, se o reajuste será somente sobre o salário-base.

Assista o vídeo abaixo em que o secretário de Administração e Finanças do SindSaúde-SP, Gervásio Foganholi, explica que o reajuste, anunciado como foi, é uma farsa.