Infectologista da Fiocruz diz que pandemia de Covid-19 está a caminho do fim
    Autor: SindSaúde-SP
    23/02/2022

O infectologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Julio Croda, que também preside a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, disse, em entrevista à edição desta quarta-feira (23) do jornal “O Globo”, que a pandemia está a caminho do fim.

Professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Croda avaliou que, em breve, a pandemia estará entrando “em uma fase endêmica, com períodos sazonais epidêmicos, como já acontece com a gripe e a dengue”.

Segundo o médico, isso não significa, porém, “que a gente não vai ter o impacto da Covid-19 em termos de hospitalização e óbito. Significa que esse impacto vai ser menor a ponto de não ser necessário medidas restritivas tão radicais e eventualmente até a liberação do uso de máscaras, que é uma medida protetiva individual. Isso se deve justamente pelo avanço da imunidade coletiva da população mundial”.

Croda disse que o grande marcador do fim da pandemia é a letalidade, ou seja, “o quanto a Covid mata”, e que o coronavírus só vai matar menos se o mundo tiver alta cobertura vacinal.

Atualmente, segundo o médico, quem morre mais são os muito idosos mesmo vacinados, pessoas com comorbidades sérias e não vacinados.