PL 2.564: relatório do projeto é aprovado em grupo de trabalho na Câmara
    Autor: SindSaúde-SP
    24/02/2022

O Grupo de Trabalho (GT) da Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (23), o relatório do deputado Alexandre Padilha referente ao Projeto de Lei (PL) 2.564, de 2020, que institui o piso salarial para a enfermagem. O texto já foi aprovado no Senado por unanimidade, em novembro passado, agora, será analisado por mais quatro comissões, antes de passar pelo Plenário da Casa.

“Primeira vitória do PL sobre o piso salarial da enfermagem. Agora a luta é para pautarmos na Câmara”, escreveu Padilha em seu perfil do Twitter.

Para intensificar a pressão sobre os deputados, haverá uma grande mobilização da enfermagem no dia 8 de março, em Brasília. Essa mobilização é muito importante tendo em vista o que os empresários da área da saúde e parlamentares que têm o apoio desse setor são contra a aprovação desse projeto.

O PL, de autoria do senador Fabiano Contarato, estabelece como salário-base das enfermeiras e enfermeiros para a jornada de 30 horas semanais o valor de R$ 4.750. Para os técnicos é de R$ 3.325 e para os auxiliares de enfermagem e parteiras, R$ 2.375.

SindSaúde-SP apoia o piso nacional

O SindSaúde-SP apoia o projeto que institui o piso nacional por entender que ele atende a uma reivindicação antiga, de mais de 20 anos, dessas trabalhadoras e trabalhadores, que têm enfrentado rotina extenuante na pandemia de Covid-19 sem serem devidamente valorizados.

Esta é a primeira vez que, de fato, esses profissionais chegam o mais próximo possível de tornar real a instituição do piso nacional, e o SindSaúde-SP está mobilizado no apoio à aprovação do texto.