Sindicato unido e forte
desde 1989


    Mercado de trabalho: mulheres sofreram mais os efeitos da pandemia, principalmente as negras
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    08/03/2022

    Crédito Imagem: SindSaúde-SP

    1,106 milhão de mulheres ficaram fora do mercado de trabalho no primeiro trimestre do ano passado em relação ao mesmo período em 2019, o que demonstra os efeitos da pandemia em relação às mulheres, que foram mais atingidas pelo desemprego, informalidade, precarização e corte de direitos. Entre essas mulheres que perderam seus empregos, 925 mil são trabalhadoras negras.

     

    A análise é do boletim especial do Dia Internacional da Mulher, elaborado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

     

    Desemprego e recolocação

    Já entre as ocupadas (que estão atuando no mercado de trabalho), no ano passado havia aproximadamente 1,670 milhão a menos, sendo 1,211 milhão negras. E as desempregadas aumentaram em 564 mil, com 285 mil negras e 277 mil não negras.

     

    A diferença se observa também na taxa de desemprego, que no caso das mulheres subiu de 14,3%, em 2019, para 15,9% em 2021. Já a dos homens permaneceu estável: de 10% para 10,1%. As não negras têm taxa de desemprego de 12,5%, enquanto a das negras sobe para 18,9%.

     

    Nos dois casos, as mulheres enfrentam dificuldade para retornar ao mercado. Praticamente metade das negras (49,9%) e das não negras (47,6%) desempregadas procuravam nova colocação há mais de um ano. “Esse quadro é reflexo da crise sanitária e da desestruturação do mercado de trabalho pré-pandemia, uma vez que, no terceiro trimestre de 2019, as proporções de mulheres negras (37,5%) e não negras (35,2%) já eram altas” diz o Dieese. Também em 2021, a proporção de homens em busca de trabalho há mais de um ano era de 36,1% para os negros e de 41,7% para os não negros.

     

    Com informações da RBA










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não