SP registra 26 vezes mais mortes entre não vacinados contra a Covid-19
    Autor: SindSaúde-SP
    14/03/2022

Levantamento inédito feito pelo governo do estado de São Paulo mostra que o número de óbitos por Covid-19 entre não vacinados foi 26 vezes maior do que entre aqueles totalmente imunizados. Os dados foram publicados ontem (13) na coluna da jornalista Mônica Bergamo, da “Folha de S.Paulo”.

Conforme informado pela coluna, no período entre 5 de dezembro de 2021 e 26 de fevereiro de 2022, quando explodiu o número de casos com a variante ômicron, entre os 716,8 mil moradores do estado que não foram imunizados o número de óbitos chegou a 2.377, o que corresponde a 332 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes.

Por outro lado, entre os 38,3 milhões que completaram o ciclo vacinal ou tomaram as duas doses – cerca de 88,5% da população elegível para a vacinação – houve um total de 4.903 mortes no período, o que equivale a 13 óbitos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Além disso, o levantamento feito a pedido da coluna ressaltou que dentro do grupo de 2,9 milhões que tomaram apenas uma dose de um dos imunizantes contra a doença 662 faleceram ou 22 para cada grupo de 100 mil habitantes.

Para o secretário-executivo da pasta da Saúde, Eduardo Ribeiro Adriano, os dados são “uma evidência da importância da vacinação”, além de ser “um alerta aos que ainda não tomaram a segunda dose” para que completem o ciclo vacinal.

Número de casos

No começo do ano, quando a variante de prevalência foi a ômicron, o número de casos diários da doença saltou de uma média de 2 mil para 14.542, enquanto o de internações passou de 718 para 1.521 e o de óbitos, de 22 para 272. Em março, os registros começaram a diminuir.

Em todo o Brasil, o número de mortes por Covid-19 nas 24 horas encerradas ontem foi de 133, com um total de 655.078 vidas perdidas com média móvel abaixo de 500 por dia. Com esses dados, o país terminou a semana com 419 mortes pela doença.

No entanto, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) alerta que, comparativamente à mesma data, em janeiro (129 mortes/dia), o total de óbitos é três vezes maior.

Ao todo, o país soma 29.368.776 casos da doença desde o início da pandemia, em março de 2020.

Com informações da Rede Brasil Atual