SindSaúde-SP apoia ofício de sindicato internacional a respeito do PL da enfermagem
    Autor: SindSaúde-SP
    15/03/2022

A direção do SindSaúde-SP apoia ofício da UNI Global, sindicato internacional com sede na Suíça ao qual é filiado, encaminhado a lideranças do Congresso, reivindicando a necessidade da aprovação do Projeto de Lei 2.564/2020, que institui o piso nacional da enfermagem.

O ofício é assinado por Márcio Monzane, secretário regional da UNI Américas, braço sul-americano da UNI Global, e Alan Sable, diretor regional da UNICARE Américas.

O ofício é endereçado ao presidente da Câmara, Arthur Lira; ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; e para o deputado federal Alexandre Padilha, relator do projeto.

O SindSaúde-SP apoia a instituição do piso nacional da enfermagem para uma jornada de 30 horas semanais por entender que essa é uma reivindicação antiga dessas trabalhadoras e trabalhadores, os quais estão dando tanto de sua força de trabalho na pandemia de Covid-19. Portanto, todas e todos merecem ser valorizados com salário digno.

O projeto, de autoria do senador Fabiano Contarato, já foi aprovado no Senado no ano passado e, agora, está tramitando na Câmara dos Deputados.

Confira abaixo a íntegra do ofício da UNI Global:

Deputado Artur Lira, Presidente da Câmara dos Deputados

Senador Rodrigo Pacheco, Presidente do Senado

Deputado Alexandre Padilha, Relator do Projeto Piso Salarial da Enfermagem

Excelentíssimos Senhores:

Em nome da UNI Américas, braço regional da UNI Global Union, sindicato global que representa mais de 20 milhões de trabalhadores no setor de serviços e setores afins, expressamos o nosso forte apoio pelo PL 2.564/2020, o piso salarial nacional dos profissionais da enfermagem. Os (as) trabalhadores da enfermagem sempre desempenharam um papel crítico no nosso sistema de saúde; cotidianamente, dezenas de milhões de brasileiros dependem da sua atenção. Apesar da saúde ser um setor em rápido crescimento, muitos profissionais da enfermagem trabalham em condições difíceis, com remuneração extremadamente baixa.

Estes profissionais dedicam uma boa parte da sua vida ao trabalho, frequentemente achando necessário encontrar dois ou três empregos para ter as condições de manter às suas famílias. Também uma maioria investiu anos e recursos próprios no processo de formação para uma carreira na enfermagem.

Nos últimos dois anos, os trabalhadores da enfermagem formaram a linha de frente no combate contra os impactos sanitários da pandemia de Covid-19. Um estudo no ano de 2021 anotou que brasileiros representavam mais da metade dos casos de Covid entre profissionais de saúde nas Américas.

Agora, mais do que nunca, é importante que o trabalho da enfermagem seja valorizado.

Além do piso salarial, a UNI Américas apoia a legislação para uma jornada de 30 horas na enfermagem (PL 2.295/2000). Esse projeto de lei, que esteve na pauta do Congresso nacional em cada um dos últimos vinte anos, seria uma ferramenta essencial para reduzir a sobrecarga de trabalho que atinge cada vez mais a área de enfermagem e demais setores da saúde.

É urgente passar essas duas propostas para garantir as condições em que os profissionais da enfermagem possam prestar o melhor cuidado possível - e garantir uma vida digna para eles.

Sinceramente,

Marcio Monzane                                                     Alan Sable

Secretário Regional – UNI Américas            Director Regional – UNICARE Américas