Organização Internacional do Trabalho elege um presidente negro pela primeira vez em sua história
    Autor: SindSaúde-SP
    25/03/2022

O político e diplomata Gilbert Fossoun Houngbo, 61 anos, é o primeiro representante negro eleito presidente da Organização Internacional do Trabalho (OIT), para um mandato de cinco anos a partir de outubro de 2022. Ele foi eleito nesta sexta-feira (25), com apoio da representação de trabalhadores e parte dos governos que formam a organização.

Originário do país africano Togo, ele venceu a eleição em segundo turno com 30 votos do Conselho de Administração da OIT, contra 23 dados à sua principal oponente francesa Muriel Pénicaud. A sul-coreana Kang Kyung-wha e a sul-africana Mthunzi Mdwaba tiveram, respectivamente, dois e um votos.

Para ser eleito à presidência da OIT, é preciso ter mais da metade dos 56 votos do conselho formado por representantes de governos (28), empregados (14) e trabalhadores (14).

Houngbo foi primeiro-ministro do Togo de 2008 a 2012 e, desde 2017, ele preside o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida), vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU). Ele será o 11º presidente da OIT, entidade criada em 1919.

Em suas redes sociais, ele disse: “Tenho o prazer de aceitar este desafio, e continuar me dedicando a garantir que as pessoas mais vulneráveis não sejam deixadas para trás”.

Com informações da Rede Brasil Atual