SindSaúde-SP consolida apoio ao PL do piso nacional em visita da direção da UNI Global
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    30/03/2022

Crédito Imagem: SINDSAÚDE-SP

A presidência e a direção do SindSaúde-SP se reuniram, na manhã desta quarta-feira (30), na sede do Sindicato na região central da capital paulista, com o secretário Regional da UNI Américas, Marcio Monzane, e o diretor Regional da UNICARE, Alan Sable, ocasião em que puderam consolidar o apoio do SindSaúde-SP ao Projeto de Lei 2.564/20, que institui o piso nacional da enfermagem.

Participaram da reunião a presidenta do SindSaúde-SP, Cleonice Ribeiro; a secretária-Geral do SindSaúde-SP, Célia Regina Costa; a secretária Adjunta de Administração e Finanças, Maria Godoi de Faria; e o secretário-Geral Adjunto e presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), Benedito Augusto de Oliveira.

A UNI Americas é o braço latino-americano da UNI Global, sindicato internacional com sede na Suíça, que representa mais de 20 milhões de trabalhadores e trabalhadoras do setor de serviços e afins ao redor do mundo, ao qual o SindSaúde-SP é filiado.

Recentemente, a UNI Americas encaminhou ofício a lideranças do Congresso Nacional, com apoio do SindSaúde-SP, pedindo celeridade na votação e a aprovação do PL 2.564, de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES) (para ler o ofício na íntegra, clique aqui).

No ofício, assinado por Monzane e Sable, a entidade internacional reforça que, “nos últimos dois anos, os trabalhadores da enfermagem formaram a linha de frente no combate contra os impactos sanitários da pandemia de Covid-19”, enfatizando que “um estudo no ano de 2021 anotou que brasileiros representavam mais da metade dos casos de Covid entre profissionais de saúde nas Américas”, e que “agora, mais do que nunca, é importante que o trabalho da enfermagem seja valorizado”.

Apoio

No ano passado, o PL 2.564/20 foi aprovado pelo Senado. O texto prevê piso nacional mínimo de R$ 4.750 para enfermeiros(as) dos setores público e privado, além de 70% desse valor para técnicos (R$ 3.325) e de 50% (R$ 2.375) para auxiliares de enfermagem e parteiras, para uma jornada mínima de 30 horas semanais.

Desde o ano passado, o projeto tramita na Câmara dos Deputados, onde, recentemente, foi aprovado requerimento de urgência para que o texto seja colocado na pauta no mês de abril.

A luta das trabalhadoras e trabalhadores da enfermagem por um piso nacional já dura mais de duas décadas. Desde o início, o SindSaúde-SP defende que esses profissionais sejam valorizados com salário e jornada digna, e essa valorização passa pela aprovação do piso nacional.

Dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostram que 85% dos técnicos ganham, hoje, menos do que o piso fixado para eles no PL.

Portanto, o Sindicato clama aos deputados e deputadas que votem favoravelmente ao PL do piso nacional, para garantir dignidade e justiça a essas trabalhadoras e trabalhadores.