Sindicato unido e forte
desde 1989


    Com casos de Covid-19 em queda no mundo, OMS projeta cenários para o fim da pandemia
    Autor: SindSaúde-SP
    01/04/2022

    Crédito Imagem: SindSaúde-SP

    O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, projetou, ontem (31), três cenários futuros para o fim da pandemia. O principal deles é que o Sars-CoV-2 continuará em mutação, mas o avanço da imunização ao redor do mundo, que tem reduzido o número de casos e mortes pela doença, fará com que essa probabilidade ocorra dentro de um cenário de segurança coletiva.

     

    “De acordo com o que sabemos até agora, o cenário mais provável é que o vírus da Covid-19 continue evoluindo, mas a gravidade da doença que ele causa vai reduzir com o tempo, enquanto a imunidade aumenta por conta da vacinação e das infecções”, disse.

     

    Assim, a Covid-19 deixaria o status de pandemia e passaria a ser uma endemia, como são as gripes, com surtos pontuais mais ou menos graves e atreladas à sazonalidade, quando os reforços das vacinas podem ser necessários.

     

    Outro cenário projetado pela OMS leva em conta que o coronavírus tenha variantes futuras muito menos graves, em que a proteção da vacina seria potente e duradoura.

     

    Em um terceiro cenário, que prevê uma situação pior, as variantes do vírus ficariam mais fortes, transmissíveis e mortais.

     

    Casos e óbitos

    Graças ao avanço da imunização no país, nas 24 horas encerradas ontem (31) o país registrou 31.561 novos casos, somando 29.947.895 desde o início da pandemia, e 253 óbitos, totalizando 659.757.

     

    No estado de São Paulo, foram anotados 8.426 novos casos no período, com um total de 5.257.693 desde o início da pandemia, e 72 mortes, somando 167.374. Os dados são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

     

    Com informações da Rede Brasil Atual

     










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não